O Estado de S. Paulo

PGR reforça acusação contra Temer para STF

- ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA. COLABOROU ROBERTO GODOY

Ainvestiga­ção envolvendo o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco concluiu que teriam recebido juntos R$ 2,5 milhões da Odebrecht em 2014, mas não identifico­u como usaram o dinheiro. Nesse sentido, a PGR informou ao Supremo não haver provas de que “além do crime de corrupção eles também praticaram crime eleitoral”. “Os valores podem ter sido destinados a cobrir despesas de campanha... ou guardados pelos investigad­os em suas residência­s, ou usados para comprar bens. As possibilid­ades são infinitas.”

» Tanto faz... A conclusão da procurador­a-geral, Raquel Dodge, está no recurso apresentad­o pela PGR ao Supremo para manter a investigaç­ão contra Moreira e Padilha na Justiça Federal. Ela observa que “a destinação dos recursos é irrelevant­e para consumação do crime de corrupção”.

» Com a palavra. Brian Alves Prado, advogado do presidente Temer, diz que se manifesta nos autos. Daniel Gerber, defensor de Padilha, classifico­u a acusação de “especulati­va”. Já o advogado de Moreira, Antônio Pitombo, considera ser “prova do uso político e persecução” contra seu cliente.

» Em campanha. Candidato à presidênci­a do Senado, Renan Calheiros (AL) tem procurado aumentar a bancada do MDB. Os colegas do Podemos Rose de Freitas (ES) e Elmano Férrer (PI) ouviram dele convites para se filiar ao partido.

» Só para garantir. O MDB elegeu 19 senadores em 2014 e 12 na eleição deste ano. Continua sendo a maior bancada, o que tradiciona­lmente garante ao partido a presidênci­a da Casa.

» Chegou tarde. Tasso Jereissati (PSDB-CE) não terá os votos de todos os seus colegas de partido na disputa pela presidênci­a do Senado. Tucanos graúdos fecharam com Renan.

» Amigos, amigos .... Aliado de Jair Bolsonaro, o deputado federal eleito Alexandre Frota (PSL-SP) diz que “não será fantoche e nem boneco do governo”.

» ...votos à parte. Frota diverge, por exemplo, do posicionam­ento de Bolsonaro em relação a LGBTs. E garante que, se necessário, vai votar contra o governo.

» Fim de linha. Trens de cinco linhas da CPTM em São Paulo, incluindo a que serve o aeroporto de Cumbica, estão sem contrato de limpeza há mais de um mês e o serviço está sendo feito de forma precária.

» Em breve. A empresa pública diz que fez licitação e vai assinar o contrato nos próximos dias. “Enquanto isso, a limpeza segue sendo feita nas estações terminais”, afirma a CPTM.

» Refletindo. Henrique Meirelles decide esta semana se aceita a Secretaria de Fazenda de João Doria. » Sob risco. A visita ao Brasil do presidente da França, Emmanuel Macron, no dia 14, está ameaçada. Ele foi convidado para o lançamento ao mar do submarino Riachuelo, de tecnologia francesa. Os protestos na França e a posição de Bolsonaro no acordo ambiental de Paris podem estragar a festa.

» Sem unanimidad­e. A prisão do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, divide opiniões no Supremo. Há ministros que discordara­m de ter sido feita há um mês do fim do mandato.

 ?? REPRODUÇÃO/ INSTAGRAM/ ROSANGELA MORO ?? » CLICK. Mulher do futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, Rosangela iniciou projeto para ajudar concurseir­os que passaram nas provas, mas não foram convocados.
REPRODUÇÃO/ INSTAGRAM/ ROSANGELA MORO » CLICK. Mulher do futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, Rosangela iniciou projeto para ajudar concurseir­os que passaram nas provas, mas não foram convocados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil