O Estado de S. Paulo

Jair é demitido para volta de Carille

Clube oficializo­u ontem a saída do treinador e deve confirmar hoje o retorno do substituto: falta somente pagar a multa contratual ao Al-Wehda

- João Prata

O Corinthian­s deu início ontem ao processo de reformulaç­ão do time para 2019. A primeira medida, conforme vinha se desenhando nas últimas semanas, foi a demissão do técnico Jair Ventura. O substituto será Fábio Carille.

A diretoria deve oficializa­r hoje o retorno do treinador que levou a equipe alvinegra ao bicampeona­to paulista (2017 e 2018) e ao título do Brasileiro do ano passado. Só não o fez ainda porque falta pagar ao AlWehda, da Arábia Saudita, a rescisão contratual de US$ 700 mil (cerca de R$ 2,5 milhões).

Carille deixou o Corinthian­s em maio e assinou por duas temporadas com o clube árabe. Ele ainda não explicou o motivo de romper com o Al-Wehda. Nos bastidores, comenta-se que se decepciono­u com os dirigentes, que não cumpriram a promessa de montar um elenco forte.

Ele retornará com a missão de fazer a equipe paulista voltar a brigar na parte de cima da tabela. Jair Ventura deixou o time com retrospect­o de rebaixado, com aproveitam­ento de 31,6% dos pontos. Em 19 jogos, foram apenas quatro vitórias, com seis empates e nove derrotas. Pegou o time em oitavo no Brasileirã­o e o entregou em 13.º.

Apesar dos péssimos números e de toda a trama nos bastidores para tirá-lo do cargo, Jair, por meio de sua assessoria, agradeceu ao presidente Andrés Sanchez ao se despedir ontem.

“Jamais faltou dedicação, vontade e empenho da parte de ninguém”, justificou. “Obrigado ao presidente pela confiança, a toda diretoria pelo apoio, à comissão técnica e aos jogadores pelo trabalho árduo e à Fiel Torcida por sempre nos empurrar, seja nos bons ou nos maus momentos. Sorte e sucesso.”

Jair evitou dar entrevista­s

nas últimas semanas. Estava preocupado em afastar o Corinthian­s do rebaixamen­to. Enquanto isso, Andrés Sanchez começou a tratar sobre a mudança de comando técnico. Em Londres, há três semanas, ele se encontrou com Paulo Pitombeira, empresário de Carille, quando iniciou a reaproxima­ção entre clube e técnico. Na última quinta-feira

houve um novo encontro entre dirigente e empresário em São Paulo para formalizar detalhes do novo contrato.

Ao confirmar Carille, o Corinthian­s espera colocar um fim à queda de rendimento da equipe que começou quando o treinador foi para a Arábia Saudita. Osmar Loss foi o primeiro substituto. A tentativa era manter a

fórmula que havia dado certo com o antecessor: efetivar um treinador da base, com conhecimen­to do elenco e dos métodos de trabalho do clube. Loss, no entanto, deixou o comando após 25 jogos, com dez vitórias, dez derrotas e cinco empates. Jair saiu-se pior e finalizou o Brasileirã­o a dois pontos da zona de rebaixamen­to.

 ?? ALEX SILVA/ESTADAO -1/11/2018 ?? SAÍDA Jair Ventura Treinador se despede com aproveitam­ento de 31,6%
ALEX SILVA/ESTADAO -1/11/2018 SAÍDA Jair Ventura Treinador se despede com aproveitam­ento de 31,6%
 ?? WERTHER SANTANA/ESTADÃO-26/8/2017 ?? CHEGADA Fábio Carille Técnico volta após rápida passagem pelo futebol árabe
WERTHER SANTANA/ESTADÃO-26/8/2017 CHEGADA Fábio Carille Técnico volta após rápida passagem pelo futebol árabe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil