O Estado de S. Paulo

Grandes de SP têm cerca de 55 ‘reforços’

Corinthian­s, Palmeiras, Santos e São Paulo terão retorno de uma legião de jogadores emprestado­s, mas poucos deverão ficar

- Renan Cacioli

Encerrada a temporada do futebol brasileiro, começa a movimentaç­ão do mercado da bola, com clubes em busca de contrataçõ­es para o próximo ano. Porém, não são apenas caras novas que desembarca­rão nas equipes. Há também muitos atletas retornando de empréstimo­s às antigas casas, mas que dificilmen­te vão ficar.

Só nos quatro grandes de São Paulo são cerca de 55 profission­ais nesta condição. A tendência é que eles sejam cedidos novamente a outros times.

O Corinthian­s é o campeão de “repatriaçõ­es”. São 22 atletas. O contrato de empréstimo de 17 deles termina no fim do ano. Todos têm vínculo com o clube ao menos até dezembro de 2019. Dos corintiano­s emprestado­s, dois voltam com moral: o volante Camacho, que estava no Atlético-PR, e o atacante Gustavo, o Gustagol, destaque do Fortaleza na campanha do título da Série B – fez 30 gols em 45 jogos pelo time de Ceni.

O Palmeiras, que já possui um elenco recheado e com ao menos duas peças para cada posição, ainda ganhará mais 18 opções. O único, porém, que deve desfazer as malas na Academia de Futebol é o meia Raphael Veiga, destaque do Atlético-PR. O atacante Erik, cedido ao Botafogo, também foi bem, mas o técnico Felipão já conta com Deyverson, Borja, Willian, Dudu e Artur para o setor – o clube confirmou recentemen­te a aquisição de Arthur, artilheiro do Ceará no Campeonato Brasileiro.

No caso do São Paulo, o pacote é bem menor e conta, em sua maioria, com atletas que não deixaram saudades. Entre os nomes, estão os dos meias Thomaz e Jonatan Gómez. O primeiro foi rebaixado com o Paysandu para a Série C. Tem contrato até 2020 no Morumbi, mas a tendência é que seja reempresta­do, mesmo caso do argentino, atualmente noAl-Fayha, da Arábia Saudita.

O Santos, que não terá Cuca e precisa de um técnico, analisa a possibilid­ade de 11 atletas retornarem à Vila. O atacante Rodrigão, por exemplo, ajudou o Avaí a subir para a Série A ao marcar nove gols em 34 jogos. Com o adeus de Gabigol, que pertence à Inter de Milão, o futuro técnico santista precisará de opções para o ataque.

 ?? AMANDA PEROBELLI/ESTADAO-7/12/2017 ?? De volta. Raphael Veiga terá nova chance no Palmeiras
AMANDA PEROBELLI/ESTADAO-7/12/2017 De volta. Raphael Veiga terá nova chance no Palmeiras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil