O Estado de S. Paulo

Modric é escolhido o melhor do ano e Neymar fica só em 12º

Croata vence a disputa com Cristiano Ronaldo e ganha mais um prêmio importante; brasileiro­s, desta vez, ficam distantes

-

O croata Luka Modric conquistou ontem o prêmio Bola de Ouro, concedido ao melhor jogador do ano pela revista francesa France Football. O meio-campista do Real Madrid superou o português Cristiano Ronaldo, atualmente na Juventus, que ficou em segundo, e o francês Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, o terceiro. O futebol brasileiro não passou nem perto da premiação. O melhor representa­nte do País, entre os 30 finalistas, foi Neymar, do PSG, num discreto 12.º lugar.

Modric já havia sido eleito o melhor jogador do mundo na temporada 2017/2018 pela Fifa, além de ganhar o prêmio de melhor da Europa, em votação realizada pela Uefa. O meia também foi o melhor jogador da Copa do Mundo da Rússia.

Ele acabou com a hegemonia de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que havia 10 anos dividiam o prêmio da France Football – o argentino ficou em quinto este ano, atrás também do francês Mbappé, companheir­o de Neymar no PSG que, além de ser quarto colocado na premiação principal, ficou com o Troféu Kopa, dado ao melhor jogador com menos de 21 anos do futebol mundial em 2018.

“É uma emoção grande. É difícil falar. É um sonho realizado. Gostaria de agradecer aos meus companheir­os, meus treinadore­s, estafe do Real Madrid, companheir­os de seleção e minha família. Quando criança, todos temos sonhos. Meu sonho era jogar em uma grande equipe e ganhar um prêmio com esse”, disse Modric.

Participar­am da votação 180 jornalista­s – um por país escolhido pela revista. Cada um atribuiu de um a seis pontos para cinco jogadores diferentes, com base na performanc­e individual e coletiva, talento, fair play e a carreira de modo geral.

Outros três brasileiro­s apareceram entre os 30 mais bem colocados: Roberto Firmino, do Liverpool, foi o 19.º, enquanto Marcelo, do Real Madrid, ficou em 22.º e Alisson, também do Liverpool, terminou em 25.º.

No feminino, a eleita foi a norueguesa Ada Hegerberg, de 23 anos, do Lyon. Marta ficou apenas em quarto lugar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil