O Estado de S. Paulo

Brasil perde para o Canadá e adia classifica­ção

Derrota por 94 a 67, no ginásio do Corinthian­s, obriga seleção a esperar até fevereiro para garantir vaga no Mundial

- Marcius Azevedo

A seleção brasileira masculina de basquete não alcançou o objetivo traçado pelo técnico Aleksandar Petrovic para os dois jogos em São Paulo. Após superar a República Dominicana na sexta-feira, o Brasil teve uma atuação apática ontem, foi atropelado pelo Canadá por 94 a 67, no ginásio Wlamir Marques, e adiou sua classifica­ção para o Mundial da China, em 2019.

Agora, os brasileiro­s terão de vencer um dos dois jogos que acontecerã­o em fevereiro de 2019 para se garantirem. O Brasil enfrenta Ilhas Virgens, no dia 21, e República Dominicana, dia 24, ambos fora de casa. Quatro seleções já estão classifica­das pelas Eliminatór­ias das Américas: Canadá, Estados Unidos, Argentina e Venezuela.

O canadense KyleWiltje­r foi o cestinha da partida com 25 pontos – foram ainda sete rebotes. Pelo lado brasileiro, o maior pontuador foi Marquinhos com 17. Benite anotou 16.

“A gente começou com uma defesa agressiva, mas depois tivemos muita dificuldad­e para defender o Canadá. Eles tiveram uma ótima noite, não é normal sofrer 94 pontos em um jogo internacio­nal. Não faltou disposição, queria ganhar para classifica­r, mas infelizmen­te tivemos uma atuação atípica”, afirmou Marquinhos.

Petrovic apostou no mesmo quinteto titular de sexta para iniciar o jogo com o Canadá. Leandrinho e Marquinhos, mais uma vez, começaram no

banco. Apesar da boa rotação no ataque, o Brasil falhava nos arremessos. Foram três erros em bolas de três em sequência, e os canadenses abrirem uma vantagem de 7 a 2. O Brasil decidiu optar então pelo jogo interno e virou o placar para 12 a 9, com uma bola de Varejão.

Diferentem­ente do que aconteceu na vitória diante da República Dominicana, o treinador não esperou muito para mexer na equipe. Apenas Benite ficou em quadra, com Marquinhos, Rafa Luz, Lucas Dias e Rafael Mineiro formando o novo quinteto. E foi o único titular que anotou duas bolas de três para manter o Brasil na frente no final do primeiro quarto: 20 a 18.

Leandrinho entrou no lugar de Benite nos segundos finais da primeira parcial e iniciou como titular no segundo período. O efeito foi o oposto de sextafeira. Em dois minutos, o Canadá viu o Brasil cometer diversos erros ofensivos, principalm­ente pela insistênci­a de Lucas Dias nas bolas de três, e virou o placar para 26 a 20.

Mas o Brasil continuava errando muito no ataque. Os canadenses estavam com a mão calibrada e abriram 19 a 2 na parcial e vantagem de 15 pontos: 37 a 22.

Após novo pedido de tempo, a seleção brasileira, enfim, acordou liderada por Scott Machado. O armador acelerou o jogo e abusou das infiltraçõ­es. Varejão também foi importante na reação. Apesar da recuperaçã­o, o Canadá parou de errar e foi para o intervalo com 11 pontos de frente (45 a 34).

A diferença no placar era facilmente explicada pelos números. O Brasil acertou apenas 39,29% dos arremessos de quadra (11/28), sendo 16,67% da linha dos três (2/12).

O Brasil voltou para o terceiro quarto cometendo erros bobos no ataque e permitindo arremessos fáceis para o Canadá.

A terceira parcial terminou com 31 a 18 para os canadenses, que foram para o último quarto com uma confortáve­l vantagem de 24 pontos: 76 a 52.

O cenário não mudou muito nos últimos dez minutos. O Brasil continuou em um jornada ofensiva muito ruim (31,6% nos arremessos de quadra) e uma defensiva ainda pior. No fim, vitória do Canadá por 94 a 67.

 ?? JORGE BEVILACQUA-CBB ?? Noite infeliz. Brasil errou muito durante toda a partida e não foi páreo para o Canadá
JORGE BEVILACQUA-CBB Noite infeliz. Brasil errou muito durante toda a partida e não foi páreo para o Canadá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil