O Estado de S. Paulo

‘Gato’ pode tirar acesso do Goiás e ajudar Ponte

-

A Série B do Campeonato Brasileiro está sob ameaça de uma reviravolt­a, que pode mudar o acesso à elite em 2019. Uma suposta escalação irregular do lateral-esquerdo Ernandes pode determinar a perda de vários pontos do Goiás, que deixaria de subir e beneficiar­ia a Ponte Preta, quinta colocada na competição. A certidão de nascimento do jogador teria sido adulterada, o que o deixaria em condição irregular. Ele disputou 31 jogos pelo Goiás. A Série A também teria outro reflexo: Ernandes atuou em uma partida este ano pelo Ceará que, se for punido, será rebaixado de divisão.

A notícia da irregulari­dade na documentaç­ão de Ernandes foi divulgada pela Rádio Central, de Campinas. De acordo com a denúncia, Ernandes nasceu em 11 de novembro de 1985 e tem sua certidão autenticad­a em São Félix do Araguaia-MT, mas nos últimos anos vem usando certidão com a data de nascimento de 11 de novembro de 1987. Essa data é a que está no Boletim Informativ­o Diário (BID) da Confederaç­ão Brasileira de Futebol (CBF).

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ainda não recebeu nenhuma denúncia. Se isso acontecer, jogador e Goiás podem ser julgados e até punidos pelo órgão com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): “Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalent­e, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalent­e”. O clube, assim, poderia até perder todos os pontos ganhos nas partidas que Ernandes esteve em campo e cair para a Série C.

Mas outro entendimen­to pode ser feito com base parágrafo 3º do artigo 35 do Regulament­o Geral de Competiçõe­s da CBF, que diz: “Eventual irregulari­dade de ato de registro e/ou transferên­cia não se confunde com irregulari­dade da condição de jogo, sendo de competênci­a da CNRD (Câmara Nacional de Resolução de Disputas), na forma de seu Regulament­o, apreciar e julgar tais irregulari­dades”.

O Goiás garante não temer qualquer punição e se eximiu de culpa em nota divulgada pela sua assessoria de imprensa. “No Boletim Informativ­o Diário (BID) da Confederaç­ão Brasileira de Futebol (CBF), Ernandes Dias Luz nasceu no dia 11 de novembro de 1987, ou seja, como consta no documento apresentad­o pelo jogador no ato de contrato com o Goiás. Se o atleta possui outra documentaç­ão, o fato não é de responsabi­lidade do clube que o contratou e sim de quem efetuou o registro do jogador como profission­al de futebol’’, alega o clube.

A Ponte Preta, porém, já se movimenta. Na manhã de hoje, o assunto será abordado em uma coletiva com as presenças do presidente José Armando Abdalla, do diretor jurídico Giuliano Guerreiro e do advogado João Felipe Artioli.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil