O Estado de S. Paulo

Curiosidad­es

-

1 Comidas

As pimentas são uma parte essencial de quase todos os pratos. Prove o arroz vermelho, única variedade que cresce em altas altitudes. Costuma vir acompanhad­o de carne e vegetais. O ema datshi é um ensopado com curry, misturado com queijo, batatas e cebolas. Os momos são bolinhos tipo guioza, recheados de legumes ou carne. Experiment­e o jasha maru (frango picado com tomate) e o kewa datshi (batatas com molho de pimenta e queijo).

2 Roupas

Usados pela população e feitos com diversos padrões, os elegantes trajes masculino (gho) e feminino (kira) são difíceis de serem ajustados. Tanto a saia quanto o casaco tipo quimono são presos com um alfinete especial. Para os homens, o casaco é longo e, por baixo, há um meião comprido até os joelhos.

3 Festivais

As danças mascaradas foram uma das atrações mais bacanas que vi. Criadas antes da Idade Média, as chams foram coreografa­das por mestres budistas para transmitir mensagens espirituai­s. Os dançarinos se vestem com roupas coloridas e máscaras que remetem a seres mágicos e dançam ao som de instrument­os típicos: yangchen (um tipo de cítara), drangyen (alaúde), chiwang (violino) e lim (flauta). O espetáculo é tradiciona­l nos tshechus, festivais sem data exata, realizados em vários templos. Os hotéis mantêm apresentaç­ões regulares.

4

Turismo restrito

O governo do Butão cobra uma taxa de turismo diária de US$ 200 a US$ 250 que cobre parte da hospedagem, alimentaçã­o, guia e transporte básicos. O país controla o turismo com rigor e só libera visto para quem já contratou o pacote previament­e. Mais informaçõe­s no site oficial: bhutan.travel.

5 Artesanato

A tradição artesanal do Butão se revela em objetos belíssimos. Desde as thangkas (pinturas com significad­o espiritual), mandalas em papel artesanal, joias, roupas e tecidos coloridos feitos em teares manuais. As boas vibrações das bandeiras de oração budistas cabem em qualquer mala. Guarde os recibos com seus documentos, é possível ser requisitad­o a mostrar a prova de compra na saída do país.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil