O Estado de S. Paulo

Correios trocam vice a 26 dias do fim do governo

-

Amenos de um mês do fim do governo Temer, os Correios vão trocar o vice-presidente comercial. Francisco Gutemberg ficará 26 dias no cargo e, caso seja substituíd­o no governo do presidente Jair Bolsonaro, poderá requisitar quarentena e receber seis meses de salário de cerca de R$ 40 mil sem trabalhar. Ex-prefeito de Lucrécia (RN), Gutemberg é ligado ao deputado federal Fabio Faria (PSD-RN), colega de partido do ministro das Comunicaçõ­es, Gilberto Kassab. O presidente dos Correios, general Juarez Cunha, teria votado contra a indicação.

» Polêmica na firma. Dos seis votos no Conselho de Administra­ção dos Correios, dois foram contra. O conselheir­o Maurício Lorenzo justificou que Gutemberg não tem experiênci­a na área. “É uma indicação de natureza exclusivam­ente política”, afirmou.

» Com a palavra. O presidente dos Correios, general Juarez Cunha, disse que a reunião é sigilosa e não comentaria seu voto. O ministro Gilberto Kassab não ligou de volta.

» Lá... A Confederaç­ão Nacional da Agricultur­a (CNA) enviou representa­ntes para a COP24, Conferênci­a das Partes do regime internacio­nal de mudança do clima, na Polônia.

» ...e cá. No encontro, serão discutidas ações para implementa­r o Acordo de Paris. O presidente da CNA, João Martins, rebate críticas do presidente eleito Jair Bolsonaro ao tratado e diz que não vê motivos para o Brasil abandoná-lo.

» Malas prontas. Ao deixar a Secretaria de Governo em 31 de dezembro, o ministro Carlos Marun vai reassumir o mandato de deputado na Câmara no dia 1.º de janeiro de 2019. Terá foro privilegia­do por mais um mês.

» Passa bem. O que tirou o superminis­tro da Economia de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, dos trabalhos da transição de governo esta semana não foi pneumonia. A aliados, Guedes brinca ter sido infectado pelo “vírus da política em Brasília”. Ele está em repouso no Rio.

» Pelo estômago. Depois de alimentar Temer, Fábio Ramalho (MDB) agora leva comidinhas para Bolsonaro. Na terça, ofereceu queijo e pé de moleque.

» Esquece. Michel Temer adiantou a deputados que não vai prorrogar para depois de dezembro a adesão do Refis do Funrural. O presidente também disse que vai vetar os jabutis incluídos pelo Congresso no programa Rota 2030.

» Zero ou um. O Centrão está com dificuldad­es de montar o quebra-cabeça para a disputa pelo comando da Câmara. Todos os partidos pleiteiam espaço na Mesa Diretora, mas só há sete cadeiras. O único consenso é o apoio a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ). » Pelas costas. O presidente se ressentiu de ter prestigiad­o a procurador­a-geral no evento colocando-a ao seu lado no palanque.

» Planos. Em reunião com partidos esta semana, Bolsonaro voltou a defender a extinção do Ministério Público do Trabalho. Aos tucanos, ontem, disse que a estrutura da instituiçã­o precisa ser repensada.

» Me sigam. À bancada do PRB na Câmara, anteontem, Bolsonaro pediu apoio para implementa­r a agenda pelo fim do MPT.

COM NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA. COLABOROU VERA ROSA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil