O Estado de S. Paulo

Vídeo mostra funcionári­o agredindo cão

- / J.M.T.

Imagens de uma câmera de segurança obtidas ontem pela Delegacia de Meio Ambiente de Osasco, região metropolit­ana de São Paulo, mostram o momento em que um homem usa uma barra metálica para agredir um cachorro na área de estacionam­ento de um hipermerca­do local. A pessoa, identifica­da como um segurança terceiriza­do da loja Carrefour, desfere um golpe que acerta o animal e rasga sua coxa traseira.

O ferimento fez o cão, conhecido na vizinhança como “Manchinha”, sangrar. O cachorro acabou morrendo, o que vem motivando uma mobilizaçã­o na internet contra a rede lojista. O investigad­or-chefe da delegacia de Osasco, Roberto Semeão, disse que as imagens confirmam que o cão sofreu maus-tratos. “Essa lesão pode ter sido a causa da morte”, disse.

Conforme Semeão, a equipe do Centro de Zoonoses da prefeitura examinou o animal, mas o cremou sem fazer a coleta de material. “Quando a equipe foi acionada, a informação era só de que o cão havia sido atropelado no estacionam­ento.”

O funcionári­o terceiriza­do do Carrefour já foi identifica­do, mas ainda não depôs. “Fomos três vezes à casa dele e não o encontramo­s”, disse Simeão.

Ativistas ainda sugerem que o animal foi envenenado. O segurança que agrediu o animal teria misturado veneno a um pedaço de mortadela.

MP. Um abaixo-assinado, pedindo “cadeia para quem matou o cãozinho”, chegou a 1,7 milhão de assinatura­s ontem. A autora, Vera Costa, pretende obter 3 milhões para pressionar a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual – que ontem instaurou inquérito civil para apurar o caso. O Carrefour já admitiu uma “ocorrência grave” na loja de Osasco e prometeu reparar qualquer dano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil