O Estado de S. Paulo

3 PERGUNTAS PARA...

- Wagner Pires, Presidente do Cruzeiro

1.Como as alterações nas regras do futebol chinês podem afetar o mercado brasileiro?

Temos uma quantidade muito grande de jogadores de qualidade, excelência e performanc­e melhores do que os europeus. O problema é que vendemos para os clubes da Europa, aí eles dão uma roupagem no atleta e revendem por uma preço astronomic­amente maior. Agora, com essas mudanças de mercado impostas aos clubes da China, acredito que poderemos fazer uma negociação direta com eles.

2.Essa chamada “negociação direta” permitirá aos clubes brasileiro­s vender os jogadores por preços maiores do que os praticados na última janela de transferên­cia?

O jogador sai do Brasil por um preço baixo. É vendido, por exemplo, por ¤ 5 milhões (R$ 21,8 milhões) e depois os europeus revendem por quase ¤ 100 milhões (R$ 436 milhões). Os salários, consequent­emente, acompanham o preço de venda. Com a adoção do teto salarial na China, acredita que vamos passar a fazer negociaçõe­s com os clubes de lá em melhores condições.

3.Além da questão dos valores, o senhor acredita que o número de transações entre clubes brasileiro­s e chineses pode aumentar a partir desta janela de transferên­cias? Por enquanto, o Cruzeiro ainda não recebeu nenhuma proposta oficial de um clube da China, mas sabemos que chegarão sondagens. Antes, dependendo do jogador, ele não queria ir para mercados como a China, temendo a adaptação. No passado, até tivemos uma proposta e um jogador não quis ir. Hoje, isso mudou. Tem muito brasileiro na China e a adaptação não é mais uma barreira.

O nosso próprio técnico (Mano

Menezes) trabalhou na China com toda sua comissão técnica.

 ?? BRUNO HADDAD / CRUZEIRO 21/10/2018 ??
BRUNO HADDAD / CRUZEIRO 21/10/2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil