O Estado de S. Paulo

Empresário vê reaquecime­nto do mercado

- Circe Bonatelli

A aprovação na Câmara do projeto de lei que cria regras para os cancelamen­tos dos contratos de compra e venda de imóveis na planta – os distratos – é vista por empresário­s como o combustíve­l que faltava para alimentar o reaquecime­nto do mercado imobiliári­o.

“Agora não há por que imaginar que esse mercado não vai crescer”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Incorporad­oras Imobiliári­as (Abrainc), Luiz França. “Temos melhora das condições macroeconô­micas, juros abaixo de dois dígitos, desemprego decrescent­e e, agora, um marco regulatóri­o que dará segurança para realização dos investimen­tos.” Na semana passada, Elie Horn, fundador da Cyrela, disse ao Estado, que, com a aprovação do projeto “nada mais seguraria um novo boom imobiliári­o”.

Dados da Abrainc mostram que o setor já está passando por uma inflexão, com retorno do cresciment­o. No acumulado do ano até setembro, houve avanço de 28,5% nos lançamento­s.

Na visão do presidente da loteadora Alphaville, Klausner Monteiro, os distratos distorciam o mercado, uma vez que obrigavam a devolução do dinheiro já empregado nas obras, compromete­ndo o fluxo de caixa da empresa. “A aprovação da nova lei vai gerar um ímpeto de injeção de recursos no segmento de média a alta renda”, diz o diretor de relações com investidor­es da Eztec, Emílio Fugazza.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil