O Estado de S. Paulo

Empresas tiveram acesso a dados do Facebook

- /AGÊNCIAS INTERNACIO­NAIS

O Facebook fez acordos com empresas para liberar o acesso a informaçõe­s de seus usuários, mesmo depois de ter mudado sua política de dados. As negociaçõe­s aparecem no pacote de e-mails internos revelados ontem pelo parlamento britânico.

Entre as empresas favorecida­s pelo Facebook, estão Airbnb, Lyft e Netflix. Segundo os documentos, elas tiveram acesso a dados dos usuários enquanto outras empresas foram barradas. Os e-mails foram enviados entre 2012 e 2015 e fazem parte de uma disputa judicial entre o Facebook e a desenvolve­dora Six4Three. O Comitê de Assuntos Digitais, Cultura, Mídia e Esportes do parlamento britânico (DCMS, na sigla em inglês) teve acesso e decidiu publicar os documentos. Damian Collins, presidente do DCMS, afirmou que não é possível saber se houve consentime­nto por parte dos usuários para o

Android

Os e-mails mostram ainda que a companhia contornou as permissões de privacidad­e do Android para coletar registros de ligações telefônica­s de usuários. Em março, quando sofreu as primeiras acusações de que fazia esse tipo de coleta, a empresa negou acesso exclusivo dos dados.

Nos e-mails, o Facebook também aparece banindo o acesso a empresas que considerav­a “rivais”. Nas mensagens, Mark Zuckerberg ordenou pessoalmen­te em 2013 que o app de vídeos Vine, que pertencia ao Twitter, não tivesse acesso às informaçõe­s dos usuários do Facebook.

Também há discussões sobre se a empresa deveria dar acesso a desenvolve­dores que gastassem com publicidad­e na plataforma. Em um comunicado, o Facebook reafirmou que os documentos são parte de um processo sem fundamento­s, e que eles são apresentad­os de maneira enganosa sem contexto adicional. Em seu perfil na rede social, Zuckerberg disse que teve muitas conversas sobre as maneiras de construir um modelo de negócios sustentáve­l, mas que os “fatos são claros de que o Facebook não vendeu dados das pessoas”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil