O Estado de S. Paulo

General ressalta promoção militar

Chefe do Estado Maior do Exército diz que a forma como a Forças escolhem seus promovidos serve de modelo para administra­ção pública

- Tânia Monteiro / BRASÍLIA

Em seu discurso de saudação aos generais promovidos, o chefe do Estado Maior do Exército, general Paulo Humberto Cesar de Oliveira, afirmou ontem que os critérios de promoção na carreira militar são um exemplo que deveria ser seguido pelo setor público. Para ele, a “forma criteriosa” usada pelas Forças Armadas para promover seus militares, baseado na “meritocrac­ia”, “competênci­a”, “serve de modelo para a administra­ção pública”.

“Num momento em que a sociedade brasileira exige de suas lideranças comportame­nto ético e comprometi­mento com os interesses comuns”, afirmou o chefe do Estado Maior do Exército. O presidente eleito Jair Bolsonaro, que é capitão reformado do Exército, montou um Ministério com generais e outros oficiais das Forças Armadas, que estão em postos-chave do primeiro escalão.

Ao citar o processo de escolha dos novos generais pelo Alto Comando do Exército, Oliveira afirmou que é levado em conta os que tem “mente aberta e visão pragmática”.

“Que analise as situações com objetivida­de e sem preconceit­os, e que tome decisões que preservem os interesses da Força, sem desconside­rar as complexida­des dos cenários atuais”, disse.

A fala do general serve para justificar os critérios hoje adotados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil