O Estado de S. Paulo

Doria põe aliado para comandar PSDB paulista

Escolha de Marco Vinholi é novo passo de governador eleito para influir em diretório nacional do partido

- Pedro Venceslau

Anunciado pelo governador eleito João Doria como futuro secretário de Desenvolvi­mento Regional de São Paulo, o deputado estadual Marco Vinholi vai assumir a presidênci­a estadual do PSDB em 2019. A escolha pavimenta o controle de Doria sobre a máquina partidária paulista e sacramenta o fim da “era” Geraldo Alckmin, atual presidente nacional da sigla, que predominou nos últimos oito anos.

Com o controle do PSDB paulista, o grupo de Doria ganha musculatur­a na disputa pelo comando do diretório nacional, que será renovado em maio. A convenção do diretório estadual será em março.

Em entrevista ao Estado, Vinholi lançou o deputado federal Bruno Araújo, que foi derrotado na disputa pelo Senado em Pernambuco, como candidato a presidente nacional do PSDB. Araújo é o nome preferido de Doria, mas sofre resistênci­a dos chamados tucanos históricos, que tentam frear o avanço do governador eleito sobre o partido.

Aliados de Alckmin, que não tentará à reeleição para a presidênci­a do PSDB, tentam convencer o senador Antonio Anastasia (MG) a entrar na disputa, mas ele resiste. “Doria passou a ser a principal liderança nacional do PSDB. É natural que haja mais membros ligados a ele na executiva do partido. Bruno Araújo é nosso candidato a presidente nacional do PSDB”, disse Vinholi.

Aos 34 anos, o deputado será o mais jovem presidente do PSDB paulista. Ele começou a carreira política no movimento estudantil da PUC-SP, onde cursou administra­ção, e foi dirigente da juventude tucana ao lado do atual prefeito Bruno Covas.

O pai de Marco Vinholi, Geraldo Vinholi, foi prefeito de Catanduva, no interior paulista. O futuro presidente do PSDB-SP também faz parte da equipe de transição do governo paulista.

Secretaria­do. Doria espera finalizar a formação de seu secretaria­do na próxima terça-feira. Hoje, o governador eleito se reúne pela primeira vez com todos os secretário­s e presidente­s de autarquias já anunciados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil