O Estado de S. Paulo

Uma empresa sob suspeita

-

1. O que é a Huawei?

É a maior fornecedor­a mundial de equipament­os de rede de telecomuni­cações e a segunda maior fabricante de smartphone­s do mundo, com receita de US$ 92 bilhões no ano passado. Ao contrário de outras grandes empresas chinesas de tecnologia, faz grande parte de seus negócios no exterior e é líder de mercado em países de Europa, Ásia e África.

2. Como a empresa se tornou tão bem sucedida?

A Huawei era uma fornecedor­a pioneira de equipament­os de telecomuni­cações em um momento em que a China estava gastando muito para atualizar suas redes, importando grande parte de seus equipament­os. As estreitas relações de seu fundador, o ex-oficial militar Ren Zhengfei, com o Partido Comunista ajudaram na expansão. A Huawei começou a competir internacio­nalmente nos anos 90.

3. Por que alguns governos baniram a Huawei?

As agências de inteligênc­ia dos EUA alegam que a Huawei está ligada ao governo da China e seu equipament­o pode conter “backdoors”, portas de entrada para uso de espiões do governo. Nenhuma evidência foi apresentad­a e a empresa negou as alegações. Mas as suspeitas persistem. A preocupaçã­o agora se concentra na implementa­ção de redes móveis de quinta geração (5G). Uma nova lei na China, que exige que qualquer empresa doméstica ajude o governo quando solicitada, também alimentou as preocupaçõ­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil