O Estado de S. Paulo

Nova regra para policiais divide Argentina

-

Uma resolução que favorece o uso de armas de fogo por forças de segurança na Argentina foi repudiada ontem por entidades de defesa dos direitos humanos e opositores, dividindo a coalizão do governo de Mauricio Macri. Por meio da resolução 956, a ministra de Segurança, Patricia Bullrich, derrubou uma série de limites ao uso de armas de fogo pela polícia.

Pela resolução, policiais poderão usar armas de fogo “quando sejam ineficazes outros meios não violentos”, e poderão disparar sem dar voz de prisão e sem sofrer agressão prévia. O uso de armas letais é válido em “defesa própria ou de outras pessoas, em caso de perigo iminente de morte ou de lesões graves”, diz o regulament­o.

“Agora, eles poderão atirar quando antes só podiam quando o infrator disparava”, disse Bullrich, que saiu fortalecid­a após o sucesso da operação de segurança da cúpula do G-20 em Buenos Aires. O nome da ministra começa a surgir como uma possível companheir­a de chapa na reeleição de Macri à presidênci­a, em 2019.

Ao anunciar a nova norma, o Ministério de Segurança criticou as regras anteriores, que limitavam o uso de armas de fogo aos guardas da Gendarmerí­a Nacional Argentina (GNA) e policiais federais.

O analista Raúl Timerman, do Grupo de Opinión Pública, diz que a resolução é uma armadilha eleitoral para ganhar votos. “Se (os policiais) cometem um delito de ‘gatilho fácil’, vão presos. Mas o governo aparece se colocando do lado da polícia e das vítimas (do crime) e empurra a oposição a se colocar do lado dos delinquent­es”, disse.

A Anistia Internacio­nal pediu a Macri que revise a resolução, “que representa uma violação dos princípios internacio­nais de direitos humanos”, segundo a ONG. A deputada Myriam Bregman acusou o governo de tentar copiar uma promessa de campanha do presidente eleito do Brasil. “Bullrich quer imitar pateticame­nte Jair Bolsonaro”, disse a deputada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil