O Estado de S. Paulo

MACONHA ENTRA NO CURRÍCULO DE FACULDADES

Com liberação do consumo, cresce demanda de especialis­tas na indústria da cannabis

- / W.POST

Aempresa Beleave Kannabis Corp. quer produzir mais do que apenas maconha. A companhia de Ontário pretende construir um império de cientistas, especialis­tas em regulament­ações e vendas, além de pessoal de segurança, em meio a uma nascente indústria com grande demanda.

Mas, segundo Roger Ferreira, chefe da área científica da Beleave, faltam funcionári­os com experiênci­a no Canadá, que se tornou o primeiro país industrial­izado a descrimina­lizar a maconha em outubro. Então, a Beleave, assim como outros produtores licenciado­s, está pressionan­do as universida­des canadenses a ajudá-los.

Mais de uma dúzia de faculdades em todo o país estão acrescenta­ndo cursos em seus currículos destinados a treinar a próxima geração de produtores de maconha. Alguns dos cursos duram entre dois e quatro anos e outros oferecem certificad­os.

Apesar de o uso medicinal da maconha ser legal no Canadá desde 2001, a liberação do uso recreativo da erva levou a uma onda de contrataçã­o, pois os produtores têm pressa para aumentar a produção. As contrataçõ­es triplicara­m no último ano e representa­m 34 de cada 10 mil ofertas de emprego, segundo o Indeed Canada, um site de empregos.

Os educadores aproveitar­am a ocasião e prometeram fornecer aos estudantes estufas e laboratóri­os. Em janeiro de 2020, a Universida­de McGill, de Montreal, passará a oferecer uma graduação de produção de cannabis, mas apenas para estudantes com conhecimen­to em botânica ou bacharelad­o relacionad­o ao meio ambiente.

“O novo foco das faculdades em cannabis pode parecer ousado, mas o estudo do cultivo da maconha exige um amplo conhecimen­to científico”, disse Anja Geitmann, reitora da Faculdade McGill de Agricultur­a e Ciências do Meio Ambiente.

A Faculdade Durham, de Ontário, já lançou seu programa de especializ­ação na indústria da cannabis, prometendo criar especialis­tas no setor da maconha, que está se expandindo rapidament­e.

A Universida­de Politécnic­a Kwantlen, de Vancouver, agora oferece um certificad­o de consultor comercial de cannabis, que prepara futuros vendedores especializ­ados. A necessidad­e de habilidade­s no setor deve aumentar no próximo ano, já que os congressis­tas autorizara­m a criação de produtos à base de maconha, como os brownies.

 ?? JASON FRANSON/BLOOMBERG ?? Avanço. Produção de maconha em Edmonton, no Canadá
JASON FRANSON/BLOOMBERG Avanço. Produção de maconha em Edmonton, no Canadá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil