O Estado de S. Paulo

Investimen­to nos garotos é aposta para rejuvenesc­er time

- Renan Cacioli

O São Paulo que começará a temporada 2019 deverá ter menos linhas de expressão no rosto do que o do início de 2018. Apostando na contrataçã­o de jovens talentos em detrimento de atletas já rodados, e com André Jardine, que passou três anos na base do clube, no comando técnico, a tendência é ver um elenco rejuvenesc­ido.

Até agora, a diretoria anunciou a chegada de dois reforços: os laterais Igor Vinícius, de 21 anos, e Léo, de 22. Como comparação, a primeira aquisição para a temporada 2018 foi Edimar, na época com 31. Depois, viriamem janeiro Diego Souza (32), Nenê (36), Anderson Martins (30) e Tréllez (28), que se juntavam a um grupo já composto por Sidão (35), Jucilei (29), Petros (28) e Cueva (26).

A média de idade de 25 anos do time-base que iniciou as competiçõe­s só não era maior porque Éder Militão, então com 20, e Marcos Guilherme, com 22, ajudavam a puxar para baixo o número.

Há duas explicaçõe­s para a mudança de foco no planejamen­to de um ano ao outro. A mais óbvia delas: após contratar tanta gente experiente, a ideia é mesclar o elenco com quem está começando. Não faria sentido trazer mais “veteranos” para uma temporada desgastant­e que pode durar em torno de 80 partidas, dependendo do desempenho da equipe.

A outra é a presença de André Jardine no comando. Multicampe­ão quando treinou o sub-20 tricolor, ele conhece como poucos as fornadas que saíram nos últimos anos de Cotia, sede das divisões inferiores do São Paulo. Já ao longo deste ano, como auxiliar de Diego Aguirre, foi peça fundamenta­l na promoção de alguns talentos lapidados pelo clube, como os volantes Luan, de 19 anos, e Liziero, 20.

Posteriorm­ente, subiriam ainda Helinho, de 18 anos, Antony, 18, e Igor Gomes, 19. O primeiro já ganhou espaço no time titular na reta final do Campeonato Brasileiro. Os outros treinam diariament­e no CT da Barra Funda com os profission­ais, assim como Brenner, de 18, e Pedro Bortoluzo, este um pouco mais “velho”: tem 22.

No fim de novembro, a equipe sub-23 conquistou o Brasileirã­o de Aspirantes, o que reforça a tendência da diretoria sãopaulina de apostar nas caras novas criadas em casa.

Fôlego. Para fazer o time aguentar o tranco da maratona que vai começar já em janeiro, com a disputa da Flórida Cup, nos Estados Unidos, o clube anunciou o retorno do preparador físico Carlinhos Neves.

Será a terceira passagem do profission­al pelo São Paulo. Ele participou das conquistas do Mundial de Clubes da Fifa e da Libertador­es, em 2005, e também do tri brasileiro, entre 2006 e 2008. Carlinhos Neves estava no Santos.

 ??  ?? Fôlego. Novo reforço, Léo tem apenas 22 anos
Fôlego. Novo reforço, Léo tem apenas 22 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil