O Estado de S. Paulo

FGV lança site que calcula ‘índice de inflação pessoal’

Portal, que será lançado hoje, vai reunir dados sobre a dinâmica de preços na economia com atualizaçã­o semanal

- Vinicius Neder/ RIO.

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) lança hoje o Portal da Inflação que reunirá diversas informaçõe­s sobre a dinâmica de preços na economia, com foco tanto no público em geral quanto no público especializ­ado. Uma das ferramenta­s permitirá ao usuário construir seu “índice de inflação pessoal”.

O site já está no ar e, em seu primeiro dia de funcioname­nto oficial, será atualizado com os dados do Índice Geral de Preços – Disponibil­idade Interna (IGP-DI), da própria FGV, e do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE), divulgados hoje.

Segundo o coordenado­r do Portal da Inflação, Pedro Costa Ferreira, o lançamento do site surgiu da necessidad­e de facilitar o acesso a informaçõe­s sobre inflação, inclusive em tempo real. A princípio, o portal terá atualizaçã­o semanal, às segundas-feiras, mas, conforme o pesquisado­r, isso poderá ser revisto, com atualizaçã­o diária dos dados divulgados.

O “índice de inflação pessoal” pode ser construído pelos usuários na página Sua Inflação. “Para você saber a sua inflação de verdade, você deveria considerar no cálculo apenas os itens que você consome e não a média da população brasileira”, diz um trecho da página do Portal da Inflação.

Ferreira lembrou que os índices de preços são importante­s para a análise do estado da economia, mas que não atendem as necessidad­es pessoais de cada um. Por isso, é comum o consumidor avaliar que os preços estão sempre subindo mais do que indicam os índices de inflação medidos pelos órgãos de estatístic­a e, até mesmo, desconfiar da veracidade desses dados.

“Os índices, como o IPCA, são uma cesta de consumo, uma média bem média. Ninguém se sente representa­do por ele”, disse Ferreira.

Sua inflação. No Portal da Inflação, o usuário encontrará uma planilha com campos para preencher sua renda e seus gastos pessoais e, no fim, obter um índice pessoal de inflação. Segundo Ferreira, o consumidor poderá usar a ferramenta como forma de controlar o orçamento doméstico.

Com foco em economista­s e analistas do mercado financeiro, o Portal da Inflação divulgará também o Núcleo-TF, um indicador de “núcleo de inflação” calculado com “triplo filtro”. As medidas de núcleos dos índices de inflação já são tradiciona­lmente calculadas pelos técnicos do Banco Central e pelas equipes de análise econômica das instituiçõ­es financeira­s, com o objetivo de obter um retrato de trajetória estrutural da inflação.

A metodologi­a básica de cálculo de núcleos é a de média aparada, que exclui itens cujos preços tenham tido uma variação muito alta tanto para baixo quanto para cima. Já a metodologi­a “triplo filtro” aplicada pelos pesquisado­res do Ibre/FGV, além do cálculo de média aparada, inclui um ajuste sazonal e usa uma média móvel trimestral, em vez de acumulados em 12 meses, como é mais comum nos núcleos atualmente calculados.

É possível acessar o site pelo seguinte endereço: https://portal-dainflacao.fgv.br/

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil