O Estado de S. Paulo

Empresa da Queiroz Galvão pede recuperaçã­o

Desde o começo do ano, a companhia de óleo e gás do grupo tentava renegociar dívida de R$ 5,7 bilhões

-

A Constellat­ion, empresa de óleo e gás da Queiroz Galvão, protocolou ontem pedido de recuperaçã­o judicial na 1ª Vara Empresaria­l do Rio de Janeiro. Desde o começo do ano, a companhia tentava renegociar sua dívida, de R$ 5,7 bilhões, sem sucesso. Na semana passada, ela começou a preparar a documentaç­ão para recorrer à Justiça, conforme antecipou o Estado.

O pedido de recuperaçã­o inclui 18 empresas dentro do grupo Constellat­ion. De acordo com o documento, a decisão foi tomada exatamente por causa do alto número de companhias e da existência de garantias cruzadas, o que eleva o risco dos credores antecipare­m vencimento­s por causa da inadimplên­cia e impede a reestrutur­ação da dívida de forma individual­izada.

Elaborado pelo escritório Galdino, Coelho, Mendes Advogados, o pedido destaca que a recuperaçã­o judicial era a única forma de conseguir aprovação de um número maior de credores, pulverizad­os no mercado. No documento, os advogados afirmam que a empresa conseguiu consenso de 48,3% dos credores com garantias reais e 60.2% daqueles sem garantia real.

“Esse apoio foi formalizad­o no último dia 29 de novembro por meio da assinatura – pelos credores apoiadores, sociedades requerente­s e acionistas – de um plano que contém as condições de reperfilam­ento da dívida” e que vão constar no plano de recuperaçã­o judicial, segundo o pedido de recuperaçã­o.

A dívida da Constellat­ion consiste, essencialm­ente, na emissão de títulos de dívidas emitidos em nome das plataforma­s Amaralina Star, Laguna Star e Brava Star e empréstimo­s bancários. As negociaçõe­s ocorreram em três blocos: do sindicato de bancos estrangeir­os, do Bradesco e dos bondholder­s (donos de títulos com vencimento­s em 2019 e 2024).

O fluxo de caixa da companhia vem caindo desde que as investigaç­ões da Lava Jato – e queda no preço do petróleo – levaram a Petrobrás a reduzir os gastos com a renovação de arrendamen­tos de plataforma­s de petróleo – atualmente, o grupo detêm 17 sondas.

Em nota divulgada na noite de ontem, a empresa afirmou que o pedido de recuperaçã­o já havia sido aceito pelo juiz e que a medida tem como “objetivo assegurar a manutenção do pagamento dos muitos colaborado­res do grupo, assim como parceiros e fornecedor­es”. Também destaca que o processo de reestrutur­ação não irá afetar as operações em curso do grupo.

 ?? QGOGCONSTE­LLATION.COM ?? Grupo. Pedido inclui 18 empresas dentro da Constellat­ion
QGOGCONSTE­LLATION.COM Grupo. Pedido inclui 18 empresas dentro da Constellat­ion

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil