O Estado de S. Paulo

Antecipar os problemas e superar as expectativ­as

-

osegredo do sucesso é superar as expectativ­as do cliente e se antecipar aos problemas, antes mesmo de eles serem criados. Esses são dois pontos levantados por especialis­tas ouvidos pela equipe de reportagem do anuário Estadão

Melhores Serviços, sobre oito empresas que se destacaram pelo quarto ano consecutiv­o em primeiro lugar em suas respectiva­s categorias de atuação.

A quarta edição do ranking, feita em parceria do jornal

O Estado de S. Paulo com a Blend New Research – HSR, entrevisto­u mais de 6 mil pessoas entre setembro e outubro deste ano que, nos últimos 12 meses, utilizaram os serviços em 32 categorias diferentes. Além de premiar as três primeiras empresas mais bem avaliadas em cada setor, o ranking traz um retrato de quais critérios são importante­s na avaliação da maioria dos entrevista­dos. O atendiment­o, por exemplo, é importante em laboratóri­os de medicina diagnóstic­a, bancos, lojas de materiais de construção, entre outros. Os super e hipermerca­dos têm como principal critério de avaliação o preço, de acordo com 41% dos respondent­es, seguido pelo produto (20%). Já a telefonia fixa foi avaliada por preço (20%) e conformida­de (18%).

O anuário também traz uma reportagem sobre o atendiment­o realizado pelas empresas, ora por meio de robôs, ora por profission­ais. Para especialis­tas, a integração entre humanos e máquinas contribui para atendiment­o mais eficiente e, consequent­emente, para a satisfação do cliente. No entanto, o uso de máquinas deve ser feito de maneira cautelosa. Agora, as empresas devem começar a ficar de olho é na chamada inteligênc­ia artificial, que tenta encontrar soluções que vão além do que está no sistema. “Essas inteligênc­ias podem aprender tudo. Ainda é um processo novo, mas acredito que devem ser a tendência para o futuro do call center”, afirma Ulysses Reis, professor dos MBAs da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Na quarta edição do ranking Estadão Melhores Serviços, oito empresas são tetracampe­ãs em suas respectiva­s áreas de atuação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil