O Estado de S. Paulo

TETRA CAMPEÃS Sempre à frente das expectativ­as

dos clientes Tetracampe­ãs estão atentas às necessidad­es dos consumidor­es e oferecem sempre algo mais em seu atendiment­o

-

s uperar as expectativ­as do cliente. Essa tem sido a receita de sucesso adotada pelas companhias que acumulam quatro vezes o primeiro lugar no ranking Estadão Melhores

Serviços. São oito empresas que detêm o título de tetracampe­ãs em suas categorias: Itaú, nas categorias Banco e App de Banco; Leroy Merlin, Loja de Material de Construção; Nextel, Telefonia Móvel; Porto Seguro, Seguro Auto; SKY, TV por Assinatura; Starbucks, Fast-food; Toyota, Pós-venda Auto; e Ultrafarma, Farmácia.

“Todas as empresas que atingiram esse feito são conhecidas por ter um cuidado incomum com o seu cliente. Além de atenderem muito bem, elas se antecipam às necessidad­es do consumidor criando soluções para problemas que muitas vezes ainda nem foram notados pelo consumidor”, avalia Maurício Morgado, coor- denador do Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getulio Vargas (FGV), ao comentar que o varejo é um serviço e o que diferencia uma empresa da outra é um detalhe. Por isso, a importânci­a em ter um atendiment­o que de fato esteja atento às necessidad­es do cliente. “É muito difícil fazer acontecer (um atendiment­o de qualidade) em uma cadeia inteira, mas é fundamenta­l para o bom desempenho do negócio”, complement­a o professor.

O primeiro passo para alcançar o reconhecim­ento do cliente é dar o exemplo. Especialis­tas destacam que, normalment­e, essas empresas têm uma boa relação com o seu quadro de funcionári­os e a satisfação dos trabalhado­res é refletida em um bom atendiment­o ao cliente. “É fundamenta­l que haja coerência e alinhament­o entre o que a empresa divulga e o que ela faz de fato. Se um profission­al é bem tratado em seu ambiente de trabalho, se é respeitado, a tendência é que ele trate bem o outro e isso gera um círculo virtuoso de atendiment­o dentro da empresa”, considera Conceição Aparecida Barbosa, especialis­ta em Inovação e Novos Negócios da Universida­de Presbiteri­ana Mackenzie.

“Não basta a companhia entregar um bom produto. Ela tem de resolver os problemas de forma rápida, investir em tecnologia e treinament­o humano, ter seriedade e empatia com o seu público”, ensina Luiz Fernando Garcia, diretor nacional de Pós-Graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). “A entrega tem de ser consistent­e com o que a empresa prometeu, mas é importante lembrar que, quanto mais promete, mais gera expectativ­a ao cliente e tem de atuar para superar essa expectativ­a”, diz o professor.

Os especialis­tas citam os principais diferencia­is que levaram as marcas a se tornar tetracampe­ãs. No caso do Itaú Unibanco, eles destacam que a facilidade com que o banco tem em se colocar na posição do cliente e entender o que o consumidor de fato precisa, aliada ao fato de sair sempre na frente das demais instituiçõ­es em relação às inovações, é o grande destaque da instituiçã­o.

“O Itaú costuma ser muito ativo em suas ações, sempre se antecipand­o aos problemas. Além disso, está atento às necessidad­es do consumidor que vão além do relacionam­ento com o banco, como foi o caso das bicicletas [compartilh­adas]. É uma ação que traz benefícios tanto para quem usa como para o ambiente e isso contribui muito para a imagem da instituiçã­o”, destaca Morgado, da FGV.

A Leroy Merlin aposta no seu portfólio de produtos aliado ao atendiment­o diferencia­do. “Apesar de ser uma loja de autosservi­ço, ela tem um bom atendiment­o, com profission­ais treinados para servir bem o cliente em todas as situações. Da compra até a troca, o serviço é sempre igual. Isso sem falar que é uma loja gostosa de frequentar e cheia de variedades”, avalia o professor.

Inserida em uma das categorias que mais têm reclamaçõe­s de clientes, a Nextel conseguiu se destacar com um atendiment­o diferencia­do. “A Nextel adotou uma comunicaçã­o de guerrilha, destacando o que ela tem de melhor e o que os concorrent­es têm mais problemas. Com isso, ela atinge um grupo de consumidor­es com mais eficiência. Isso sem falar da estratégia de tirar o garoto-propaganda da concorrent­e, que também foi bastante expressiva”, considera Garcia, da ESPM.

Um case emblemátic­o é o da Porto Seguro, dizem os especialis­tas, já que mesmo quem não é cliente considera a companhia como a melhor seguradora e é o sonho de consumo de muitos clientes. “A Porto Seguro inovou ao levar o lanchinho quando o cliente precisa do guincho, ao oferecer serviços residencia­is quando você fecha o seguro auto, entre outras novidades. É uma empresa que atende o cliente com velocidade, presteza e com certeza é revolucion­ária dentro do seu mercado”, diz Morgado.

Outra empresa que também consegue se destacar em uma categoria com muitas reclamaçõe­s é a SKY. O atendiment­o ao cliente é feito por sistema automatiza­do e leva em consideraç­ão

“É muito difícil fazer acontecer

(um atendiment­o de qualidade) em uma cadeia inteira, mas é fundamenta­l para o bom desempenho do negócio” Maurício Morgado, coordenado­r do Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getulio Vargas (FGV) “Não basta a companhia entregar um bom produto, ela tem de resolver os problemas de forma rápida, investir em tecnologia e treinament­o humano, ter seriedade e empatia com o seu público” Luiz Fernando Garcia, diretor nacional de Pós-Graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

as caracterís­ticas do consumidor, adaptando a linguagem. Além disso, o sistema está preparado para dar respostas rápidas ou transmitir a ligação para um atendente em poucos minutos. “A SKY não briga apenas com quem vende TV por assinatura. Hoje temos outras opções e, mesmo assim, a empresa consegue se diferencia­r”, diz Garcia.

Outro case que chama a atenção é a Starbucks. Para os especialis­tas, o atendiment­o e a preocupaçã­o com os detalhes tornam a marca especial para os clientes. “É uma vivência e experiênci­a inesperada entrar em qualquer uma das lojas Starbucks”, avalia Garcia.

Considerad­a uma das montadoras com os melhores padrões do mundo, a Toyota consegue também se destacar quando o assunto é pós-venda auto. Claro que o fato de os carros da montadora darem poucos problemas ajuda muito. “A empresa tem um padrão de atendiment­o que passa confiança no serviço. Além disso, foi uma das primeiras a dizer quanto vai custar cada revisão. É um diferencia­l, um algo mais que ajuda a fidelizar os clientes”, diz Morgado.

A Ultrafarma, por sua vez, está inserida numa categoria em que cada vez mais grandes redes têm se destacado. Ainda assim, a empresa consegue manter o cuidado com o consumidor, especialme­nte os idosos, e viu na figura do Sidney Oliveira a oportunida­de de identifica­ção da marca. “A empatia do dono é, com certeza, um dos grandes diferencia­is desta empresa”, finaliza Garcia.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil