O Estado de S. Paulo

Espaço cheio

-

➨ A Pinacoteca recebe duas novas exposições no primeiro andar de seu edifício. Até 4/3/2019, a mostra ‘Rosana Paulino: A Costura da Memória’ percorre 25 anos da produção da paulista, encerrando o ano dedicado às artistas mulheres no museu. Com curadoria de Valéria Piccoli e Pedro Nery, trata-se da primeira retrospect­iva de Rosana, na qual são exibidas mais de 140 obras que revelam uma de suas marcas principais – a abordagem crítica de temas sociais, étnicos e de gênero.

Entre os destaques, a série ‘Bastidores’ (foto), realizada em diferentes suportes, busca escancarar o ‘silenciame­nto’ de mulheres negras, que aparecem com olhos, bocas e gargantas costurados. Conhecida por suas instalaçõe­s e gravuras, a artista tem também exibidos desenhos que revelam sua fascinação pela ciência e pelos ciclos da vida.

E, até 25/2/2019, a exposição ‘Trabalho de Artista: Imagem e Autoimagem (1826-1929)’ reúne 120 obras de 33 artistas cujas produções revelam a preocupaçã­o com a legitimaçã­o do trabalho do artista no Brasil. Na seleção, Benedito Calixto, Almeida Júnior, Georgina de Albuquerqu­e, Regina Veiga e Arthur Timótheo da Costa são alguns dos nomes que marcaram o período de formação do sistema artístico moderno do País. Júlia Corrêa ONDE: Pça. da Luz, 2, metrô Luz, 3324-1000. QUANDO: Inauguraçã­o: sáb. (8), 11h. 10h/18h (fecha 3ª). QUANTO: R$ 6 (sáb., grátis).

 ?? COLEÇÃO JULIANA E FRANCISCO SÁ ?? PLURAL: ➨Rosana Paulino faz uma das mostras
COLEÇÃO JULIANA E FRANCISCO SÁ PLURAL: ➨Rosana Paulino faz uma das mostras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil