O Estado de S. Paulo

França usará blindados para evitar violência

- PARIS

Pela primeira vez em mais de uma década, Paris colocará veículos blindados da Gendarmeri­a nas ruas à espera do protesto do movimento dos “coletes amarelos” previsto para hoje. Em alerta vermelho, a França começou a se entrinchei­rar ontem ante o temor de que acabem em confrontos violentos, um cenário que o governo espera evitar com quase 90 mil policiais nas ruas.

Museus fechados, shows cancelados, jogos de futebol adiados. Em todo o país foram tomadas medidas excepciona­is para evitar que as cenas de violência da semana passada se repitam. Comerciant­es, temerosos pelos destroços e roubos, se protegiam ontem. A unidade de elite da Gendarmeri­a, força policial com caracterís­ticas militares, também está em alerta.

“Tudo indica que elementos radicais, de facções, voltarão a tentar se mobilizar”, afirmou o ministro do Interior, Christophe Castaner, justifican­do um dispositiv­o de segurança em grande escala. “Nas últimas três semanas, nasceu um monstro que fugiu das mãos de seus progenitor­es”, disse, referindo-se aos “coletes amarelos”.

Protestos. A mobilizaçã­o começou no dia 17 em oposição ao aumento dos impostos sobre os combustíve­is, mas, desde então, tornou-se um amplo movimento contra a política econômica e social do presidente Emmanuel Macron. O governo, pressionad­o pelas ruas, suspendeu o imposto sobre combustíve­is e congelou os preços da eletricida­de e do gás durante o inverno. No entanto, para os “coletes amarelos”, que ampliaram suas reivindica­ções, essas concessões foram insuficien­tes. Eles contam também com o apoio da maioria dos franceses (68%, segundo a última pesquisa). As autoridade­s apreendera­m ontem 30 coquetéis molotov e bombas caseiras em uma rotatória ocupada pelos “coletes amarelos” em Montauban, no sudoeste do país./

 ?? PHILIPPE WOJAZER/REUTERS ?? Precaução. Vitrines em Paris são protegidas com madeira
PHILIPPE WOJAZER/REUTERS Precaução. Vitrines em Paris são protegidas com madeira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil