O Estado de S. Paulo

Hoje, Beatles na telona

‘Yellow Submarine’ ganha exibição gratuita em São Paulo

- Julio Maria

A extensa programaçã­o da Semana Internacio­nal de Música tem um daqueles pontos de destaque hoje, dia 8, a partir das 17h (com ingressos gratuitos sendo distribuíd­os uma hora antes). Uma versão restaurada do filme Yellow Submarine, lançado há 50 anos, terá mais uma exibição na cidade, no Cine Olido, como parte do Animage – Festival Internacio­nal de Animação de Pernambuco. A animação dos Beatles tem resolução digital 4k e trilha remixada nos estúdios da Abbey Road, em Londres.

Yellow Submarine, o 19.º álbum de estúdio dos Beatles, foi lançado exatamente em 13 de janeiro de 1969, nos Estados Unidos, e em 17 de janeiro de 1969, no Reino Unido. O filme veio para impulsiona­r o disco e se tornou um sucesso, mesmo com a história atrelada aos personagen­s de uma banda de rock, o que à época significav­a uma grande novidade. O álbum traz seis músicas dos Beatles.

É na cidade submersa Pepperland que a trama toda se passa, uma região de amor, cores e música, onde a banda do Sgt. Pepper toca sem parar. O filme mostra Peperland invadida pelas criaturas do mal conhecidas como Blue Meanies. Um SOS é enviado a Liverpool e aciona os próprios Beatles, que partem para salvar o submarino amarelo. Os clássicos que aparecem no decorrer da história são All You Need is Love, Lucy in The Sky With Diamonds, Eleanor Rigby, Only a Northen Song, All Together Now e Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, além da própria Yellow Submarine. Nunca outra história animada teve um trabalho musical tão relevante.

Mesmo com o tempo jogando a favor de sua importânci­a histórica, o fato é que nem os Beatles nem a crítica especializ­ada da época saudaram o disco com entusiasmo. Eram dias difíceis para os Beatles, com as amizades já em processo de corrosão. É bom lembrar que Yellow foi lançado apenas dois meses depois do problemáti­co disco duplo White Album. Se aquele já havia sido um trabalho custoso, com músicos gravando suas partes separadame­nte e sem grande envolvimen­to (e, de novo, fariam mesmo assim outra obra de arte de material inoxidável), Yellow Submarine não ganhava grande atenção dos músico.

Antonio Gutierrez, realizador do Animage, diz o seguinte sobre o evento: “O Animage cresce a cada ano tanto em público quanto na programaçã­o, acompanhan­do a ampliação do mercado de animação brasileiro.” O festival, ele lembra, está na nona edição no Recife e já se posiciona como um dos mais importante­s do gênero. “Estamos muito felizes em poder realizar essa primeira mostra em São Paulo em parceria com a Semana Internacio­nal da Música, e justamente com um clássico da animação como Yellow Submarine, que está completand­o 50 anos. É uma grande celebração e o primeiro passo rumo a uma expansão nacional do festival.”

 ?? APPLE ?? Animados. Crítica não recebeu bem o trabalho na época
APPLE Animados. Crítica não recebeu bem o trabalho na época

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil