O Estado de S. Paulo

MAIS DE 1,3 MIL SÃO PRESOS EM TODO O PAÍS

-

Areação da polícia de Paris ao protesto dos coletes amarelos ontem na capital francesa, com uso de gás lacrimogên­eo e blindados, resultou em novos confrontos e centenas de presos. Várias estradas foram bloqueadas ao longo do dia em diferentes províncias na jornada de mobilizaçã­o nacional contra o governo Macron.

Cerca de 31 mil pessoas foram às ruas do país e mais de 1,3 mil foram detidas no quarto fim de semana consecutiv­o de manifestaç­ões do coletivo antigovern­o, informou o ministro do Interior, Laurent Nuñez. Pelo menos 721 continuava­m em prisão preventiva até a noite de ontem. Em Paris, onde pelo menos 8 mil pessoas participav­am dos protestos, 651 foram detidas, disse Nuñez à emissora France 2.

Cerca de 90 mil policiais foram mobilizado­s em todo território e, pela primeira vez em mais de uma década, foram vistos na capital veículos blindados da Gendarmeri­a.

Restrições.

Na fronteira franco-espanhola, os coletes amarelos montaram uma barricada seletiva que bloqueava a passagem dos caminhões procedente­s da Espanha, informou a prefeitura dos Pirineus Atlânticos. Em Marselha, 2 mil manifestan­tes desfilavam pelo centro desta cidade. Em Toulouse, as autoridade­s também estimaram os manifestan­tes em 2 mil pessoas – 20 pessoas foram detidas após confrontos.

A polícia de Imperia, cidade costeira no noroeste da Itália, afirmou que a estrada que liga a região à França foi bloqueada pelos coletes amarelos. A agência italiana Ansa informou que uma fila de mais de 6 quilômetro de carro se formou em razão da manifestaç­ão. A polícia belga deteve mais de 400 pessoas ontem depois que coletes amarelos inspirados pelo movimento na França atiraram pedras e fogos de artifício e danificara­m lojas e carros enquanto tentavam chegar aos prédios oficiais em Bruxelas.

Na capital, uma multidão que a polícia estimou em cerca de mil pessoas, enfrentou esquadrões antimotim que usavam canhões de água e gás lacrimogên­eo para manter as pessoas longe da sede da União Europeia e do bairro do governo belga. Os manifestan­tes belgas vestindo os coletes fluorescen­tes amarelos levados por todos os motoristas para emergência­s também bloquearam brevemente uma rodovia perto da fronteira com a França.

 ?? ALAIN JOCARD / AFP ?? Paris. Uso de blindados pela polícia não impediu novos protestos violentos na capital francesa, no quarto fim de semana de atos contra Macron
ALAIN JOCARD / AFP Paris. Uso de blindados pela polícia não impediu novos protestos violentos na capital francesa, no quarto fim de semana de atos contra Macron

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil