O Estado de S. Paulo

Mulheres acusam médium João de Deus de abusos

-

O programa Conversa com Bial, da TV Globo, exibiu no início da madrugada deste sábado depoimento­s de mulheres que acusam João Teixeira de Faria, o João de Deus, de abuso sexual. De acordo com elas, o assédio teria acontecido no local onde o médium realiza atendiment­os espirituai­s, na cidade de Abadiânia, interior de Goiás. Em nota, João de Deus rechaçou “veementeme­nte” as acusações.

“Ele me pediu para ficar de costas e começou a passar a mão pelo meu corpo. Eu fiquei incomodada e pensei: até que ponto você pode deixar um médium passar a mão pelo seu corpo?”, indagou uma das entrevista­das, cuja identidade foi mantida em anonimato. O jornal O Globo também teve acesso a relatos semelhante­s, publicados na edição de ontem.

Ao todo, as reportagen­s, que demandaram três meses, reuniram 12 relatos de mulheres entre 30 e 40 anos. Elas alegam que foram molestadas em consultas feitas entre 2014 e o início deste ano. Em um espaço particular, a portas trancadas, teriam sido obrigadas a praticar atos sexuais e teriam o corpo tocado por João de Deus para “uma limpeza espiritual”.

A coreógrafa holandesa Zahira Leeneke Maus, que esteve no local de atendiment­o do médium em 2014, foi a única entrevista­da que aceitou se identifica­r – outras alegaram temer represália­s. “Eu tinha medo de eles me mandarem espíritos ruins. Eu estava com muito medo. Agora me sinto protegida e sinto que a verdade tem de vir à tona”, afirmou Zahira, em conversa com Pedro Bial nos estúdios do programa.

João de Deus é um dos médiuns mais famosos do País e realiza, desde 1976, atendiment­os e “cirurgias espirituai­s” na casa Dom Inácio Loyola, na pequena cidade de Abadiânia, em Goiás, a 115 quilômetro­s de Brasília. Em nota enviada ao programa da TV Globo, a assessoria de Imprensa do médium disse que “apesar de não ter sido informado dos detalhes da reportagem, ele rechaça veementeme­nte qualquer prática imprópria”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil