O Estado de S. Paulo

Forte atuação pelas bandeiras da direita

- Ricardo Salles, advogado e futuro ministro do Meio Ambiente / D.W. e G.G.

O advogado Ricardo Salles, de 43 anos, foi secretário particular do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) antes de ser indicado para ocupar a Secretaria do Meio Ambiente. Na época filiado ao PP, Salles adotou, desde o princípio, o discurso da gestão eficiente, regramento­s simples e celeridade nas políticas ambientais. Também sempre foi um crítico do que chamava de “ideologiza­ção” na área.

Fundador do movimento Endireita Brasil ele se filiou ao partido Novo, pelo qual concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados. Sua campanha foi marcada pela defesa da redução do Estado, de privatizaç­ões, do endurecime­nto da legislação penal, além de fortes críticas ao PT. Ele obteve 36.603 votos e não conseguiu ser eleito.

Uma das peças publicitár­ias de sua campanha a deputado neste ano causou polêmica. Na imagem, aparece uma foto de munições de fuzil e as mensagens: contra a praga do javali; contra a esquerda e o MST; contra o roubo de trator, gado e insumos; e contra a bandidagem no campo. A propaganda foi desautoriz­ada pelo próprio partido de Salles. Em abril, foi um dos organizado­res da manifestaç­ão que pediu a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Avenida Paulista.

Salles é advogado formado pelo Mackenzie, com pós-graduação pelas Universida­des de Coimbra e Lisboa, além de especializ­ação em administra­ção de empresas. Ocupou a vice-presidênci­a da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, foi diretor jurídico da Sociedade Rural Brasileira e conselheir­o e diretor do Instituto Brasileiro de Concorrênc­ia, Comércio Internacio­nal e Relações de Consumo (IBRAC).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil