O Estado de S. Paulo

Deputados votarão moção contra May

- LONDRES

Deputados conservado­res podem votar hoje uma moção de desconfian­ça contra a primeira-ministra britânica, Theresa May. O anúncio foi feito ontem por Andrew Bridgen, deputado do Partido Conservado­r (o mesmo da premiê). “Teremos uma moção de desconfian­ça. Então, os deputados conservado­res dirão se têm confiança ou não, em uma votação secreta, que pode ocorrer amanhã (hoje)”, disse Bridgen.

May, que em uma tentativa desesperad­a de salvar o acordo sobre o Brexit iniciou ontem uma viagem a vários países europeus, retornou a Londres depois que a imprensa noticiou que os deputados conservado­res haviam obtido apoio suficiente para votar a moção.

Os líderes europeus indicaram ontem que não estão dispostos a reabrir o acordo de divórcio negociado durante 17 meses e aprovado em 25 de novembro. A moção para tentar afastar May foi acertada um dia após a premiê adiar a votação no Parlamento sobre o Brexit, em meio ao temor de uma humilhante derrota.

Limite. A oposição ao acordo de May dentro do Parlamento britânico criticou o mecanismo encontrado pela premiê para impedir a reintroduç­ão de uma fronteira física entre a Irlanda e a Irlanda do Norte. Diante da derrota iminente, May optou por adiar a votação, que agora tem de ser votada até o dia 21 de janeiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil