O Estado de S. Paulo

Cumbica libera operações de voo simultânea­s

- Paula Felix

O Aeroporto Internacio­nal de Guarulhos (GRU Airport), Cumbica, na Grande São Paulo, apresentou ontem novo procedimen­to que permite pousos e decolagens simultâneo­s em períodos em que as condições meteorológ­icas estiverem favoráveis. O projeto Agile GRU começou a funcionar na quinta-feira, e tem como objetivo melhorar o fluxo de aeronaves.

A estimativa é de que isso funcione em 75% do tempo de operação do aeroporto. O porcentual se refere à média dos períodos em que há condições visuais para pousos e decolagem.

O projeto teve como base as operações no aeroporto de São Francisco (EUA), onde a distância entre as pistas é de cerca de 230 metros. Em Guarulhos, é de 375 metros. A meta é reduzir tanto o tempo de espera da aeronave em voo quanto em solo.

“O objetivo é permitir agilidade maior e melhor dinâmica para que as aeronaves não gastem muito tempo para decolar e pousar. Com isso, poderemos ter aumento na capacidade dos aeroportos e mais voos. Teremos menos tempo de aeronaves paradas”, explica o chefe do subdeparta­mento de operações do Departamen­to de Controle do Espaço Aéreo, o brigadeiro do ar Ary Rodrigues Bertolino.

Hoje, a capacidade do aeroporto é de 52 operações (pousos e decolagens) por hora e a meta é chegar a 60 até outubro de 2020. O investimen­to para a mudança foi de R$ 1,3 milhão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil