O Estado de S. Paulo

Nubank lança cartão de débito, mas saque vai custar R$ 6,50.

Companhia decidiu cobrar taxa para saques em caixas eletrônico­s por operação; uso do cartão de débito para compras será gratuito

- Bruno Romani

A fintech brasileira Nubank deu mais um passo para se tornar um banco tradiciona­l – conforme havia antecipado a ‘Coluna do Broadcast’, anunciou um cartão de débito e a opção saque em caixas eletrônico­s. O serviço, no entanto, estará disponível inicialmen­te a 10 mil clientes e deverá ser estendido a toda base de usuários da NuConta no primeiro semestre de 2019. A bandeira do novo cartão continuará a ser Mastercard.

As compras no débito não terão taxa. Já os saques poderão ser feitos em qualquer unidade da Rede 24 Horas, ao custo de R$ 6,50 cada. Segundo a companhia, o valor será repassado à Mastercard, bandeira por meio da qual a NuBank vai permitir as retiradas em caixas eletrônico­s. A companhia admite que o preço é relativame­nte alto. “Nunca seremos supercompe­titivos no mundo offline, do saque. Mas o dinheiro (físico) vai acabar”, diz Cristiana Junqueira, cofundador­a do Nubank.

Quinta maior emissora de cartões de crédito do País, a Nubank espera ampliar sua base de clientes – e diz ter uma “fila” de espera para isso. Segundo David Véles, cofundador da empresa, a Nubank recusou 20 milhões de pedidos de cartão de crédito por dificuldad­es de comprovaçã­o de renda pelos clientes. Com o cartão de débito associado à NuConta, a companhia espera atrair aqueles que não obtiveram aprovação na modalidade crédito. Atualmente o serviço de “quase” conta corrente da empresa tem 2,5 milhões de clientes – a startup não revela quantas estão ativas.

Com os anúncios, a companhia atendeu a um antigo desejo de seus clientes. Os mais atentos já tinham notado que, no cartão lançado pela fintech em outubro, havia a função débito – embora ela não estivesse ativa. Os donos desses novos cartões serão os primeiros a poder realizar saques.

A Nubank diz que espera atrair dezenas de milhões de correntist­as com as novas funcionali­dades. Por enquanto, o foco da companhia continuará a ser os consumidor­es com necessidad­es

transacion­ais simples, como cartão de débito e saque. Apenas após a ampliação de sua base de clientes, a companhia diz que testará recursos voltados a investimen­tos, já a partir de 2019.

 ?? HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO ?? Expansão. Nubank, de Véles: quase um banco tradiciona­l
HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO Expansão. Nubank, de Véles: quase um banco tradiciona­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil