O Estado de S. Paulo

Recursos para presídios

- BRASÍLIA / IDIANA TOMAZELLI e LARISSA LIMA, ESPECIAL PARA O ESTADO

Em crise financeira e sem capacidade para investir em segurança pública, governador­es eleitos pediram a Sérgio Moro que recursos do Fundo Penitenciá­rio (Funpen) sejam automatica­mente repassados aos Estados.

Em crise financeira e sem capacidade para investir na segurança pública, governador­es eleitos se reuniram ontem com o futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, e pediram a ele que os recursos do Fundo Penitenciá­rio (Funpen) sejam automatica­mente repassados aos Estados. Hoje o dinheiro é liberado apenas após a aprovação de um projeto apresentad­o pelos governos estaduais.

Segundo o governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), a distribuiç­ão dos recursos seria feita de acordo com a população carcerária. O repasse seria maior para onde há maior concentraç­ão de presos.

A transferên­cia automática é um dos seis pontos fundamenta­is apresentad­os pelos governador­es na reunião com Moro e os presidente­s das cortes superiores do Judiciário. A justificat­iva dos governador­es eleitos é que o dinheiro do Funpen poderia ser usado na construção de novas unidades prisionais ou na revitaliza­ção das atuais.

Em entrevista após o encontro, Ibaneis e os governador­es eleitos de São Paulo, João Doria (PSDB), e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), não souberam dizer se o futuro governo Bolsonaro concorda com o repasse.

“Dos governador­es, respondo pelo meu Estado e a destinação vai ser usada do modo correto. Não há a menor possibilid­ade de esse recurso ser usado para custeio”, afirmou Doria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil