O Estado de S. Paulo

3 PERGUNTAS PARA...

Darcio Martins Genicolo, professor do departamen­to de Economia da PUC-SP

-

1.

Quais as caracterís­ticas de um clube-empresa?

Do ponto de vista jurídico, clube-empresa é um clube esportivo que, em vez de ser constituíd­o como uma associação civil sem fins lucrativos, é uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir da prática esportiva associada. Do ponto de vista de gestão, é uma empresa convencion­al, que pode definir seu estatuto e estrutura de governança. No Brasil, os clubes são associaçõe­s sem fins lucrativos. A parte social e o futebol estão sob a mesma estrutura organizaci­onal, o mesmo guarda-chuva. Com isso, há uma interferên­cia política dos dirigentes da área social no futebol. Isso gera grande probabilid­ade de má gestão dos recursos. O clube-empresa separa o clube social da gestão do futebol. Com isso, o controle exercido pelos stakeholde­rs (investidor­es, torcedores e controle externo) aumenta.

2.

Como funcionam os clubes-empresa no Brasil? É um ecossistem­a bastante heterogêne­o. Em geral, existe uma curva de aprendizag­em, tentativa de erro. Mas o fato é que há algumas histórias de sucesso. Uma delas se verifica com o Ituano, no interior de São Paulo. O AtléticoPR vem se preparando para virar empresa e está na iminência de fazê-lo. O desafio desse modelo é alcançar os grandes clubes.

3.

Existem outras formas de gestão?

Nos anos 1990, nós tivemos a experiênci­a Palmeiras/Parmalat, que era uma cogestão. Era uma empresa formada com integrante­s do clube e da patrocinad­ora. Existe um caso de associação sem fins lucrativos que pertence à comunidade. Temos exemplos na NFL. É a ideia do sócio-torcedor levada ao extremo. Também temos os casos de terceiriza­ção da parte administra­tiva e do futebol. Ituano e Figueirens­e são alguns exemplos. Por fim, temos os casos de um grande investidor, como o Palmeiras com a Crefisa, que investe no marketing e na contrataçã­o de jogadores. Nesse modelo, é fundamenta­l o bom relacionam­ento entre o clube e o investidor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil