O Estado de S. Paulo

‘Irma Vap’ entra no trem fantasma

- JOÃO WADY CURY E-MAIL: JOAO.CURY@ESTADAO.COM BLOG:CULTURA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/ARCENICO

OMistério de Irma Vap, quem diria, acabou no trem fantasma de um parque de diversões. A nova versão da peça de Charles Ludlam chega em 12 de abril ao Teatro Porto Seguro pelas mãos do diretor Jorge Farjalla (ao centro, na foto). A peça, que ficou conhecida por criar uma gincana de troca de roupas dos atores, passou agora por uma revisão na forma de ser encenada. “Meu foco é o texto e a maneira de atuar dos nossos dois atores; o texto traz a comicidade e os atores são os condutores”, diz Farjalla, referindo-se à nova dupla, Luis Miranda e Mateus Solano. “As trocas de roupas acontecerã­o diante do público, isso não pode ser um mistério.” Farjalla não assistiu às montagens anteriores. TERROR INSPIRA Farjalla mira uma peça instigante para tirar o teatro do marasmo atual, como o vê. Quer levar para o palco o frisson de filmes e clipes de terror dos anos 80, como Thriller, de Michael Jackson, dirigido pelo cineasta John Landis em 1983, coalhado de mortosvivo­s, sucesso garantido. É dele também Um Lobisomem, Americano em Londres. O encenador cita ainda Pague para Entrar e Reze para Sair, de Tobe Hooper, que também dirigiu a primeira versão de Poltergeis­t (1982) – todos diretores criados à sombra da série norte-americana Twilight Zone.

SONHO E OBSESSÃO A primeira montagem de Irma Vap estreou em 1987 e ficou mais de dez anos em cartaz com Marco Nanini e Ney Latorraca, dirigidos por Marília Pêra – houve uma segunda versão, dirigida também por Marília, com Cássio Scapin e Marcelo Médici. A peça é sonho e obsessão da fotógrafa Priscila Prade, que produziu essa terceira versão da peça, com Marco Griese, e a anterior.

FOLIA BRECHTIANA Mas nem tudo é terror; o teatro é cantoria e distanciam­ento dialético. Neste sábado e domingo, 15 e 16, o Galpão Folias apresenta Canções de Guerra e Poesia – As Estrelas Estarão Sempre Lá, Sr. Brecht?, com direção da cantora Cida Moreira. É parte de uma série de intervençõ­es e peças realizadas a partir da obra do dramaturgo e diretor alemão Bertolt Brecht. No elenco estão artistas do Folias D’Arte: Alex Rocha, Clarissa Moser, Lui Seixas, Marcella Vicentini, Marcellus Beghelle, Nani de Oliveira, Suzana Aragão e Vivian Salva (foto ao lado). Esta é a quarta intervençã­o do projeto no teatro de Santa Cecília, um dos poucos a estimular os moradores do bairro com descontos nos ingressos de peças, filmes, cursos e debates realizados ali.

PORTUGA NA FITA O dramaturgo português Ricardo Cabaça chegou a São Paulo esta semana para o lançamento de seu livro com três peças: Gaia, Corpo Futuro e Dix (Edições Primata). Será domingo, 16, às 20 horas no Parlapatõe­s, na Praça Roosevelt. Leitura dramática inclusa com o ator Bruno Perillo e a atriz Lavínia Pannunzio.

 ?? CACÁ BERNARDES/BRUNA LESSA ??
CACÁ BERNARDES/BRUNA LESSA
 ?? PRISCILA PRADE ?? Trio Vampírico. Terror
PRISCILA PRADE Trio Vampírico. Terror
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil