O Estado de S. Paulo

Democratas prometem brigar por Obamacare

Reforma no sistema de saúde criada em 2010 foi anulada por juiz federal do Texas

-

Líderes do Partido Democrata prometeram ontem reverter na Justiça a decisão de um juiz federal do Texas que declarou inconstitu­cional o Affordable Care Act, conhecido como Obamacare, na noite de sexta-feira. A Casa Branca, por sua vez, anunciou que cumprirá a legislação em vigor até que a Suprema Corte se pronuncie sobre o caso. Uma decisão da cúpula do Judiciário americano de 2012 garante a constituci­onalidade do projeto.

“A decisão evidencia o monstruoso ataque dos republican­os a pessoas com doenças já existentes e ao acesso dos americanos a uma atenção médica acessível”, disse a líder democrata na Câmara, Nancy Pelosi, cotada para presidir a Casa no ano que vem, quando o partido retomará a maioria dos deputados. “Apelaremos imediatame­nte na Justiça.”

Pelosi disse ainda que o tema estará no topo da agenda democrata na próxima legislatur­a. Nas eleições de meio de mandato, o partido conseguiu retirar a maioria dos republican­os na Câmara pela primeira vez em oito anos com uma pauta voltada para a área social, especifica­mente a saúde.

O líder democrata no Senado americano, Chuck Schumer, disse esperar que a decisão seja anulada. “Se esta terrível decisão for mantida nos tribunais superiores, será um desastre para dezenas de milhões de famílias americanas, especialme­nte para pessoas com doenças já existentes”, disse Schumer.

Ao menos 17 procurador­es estaduais democratas, que nos EUA são eleitos e filiados a partidos, também contestara­m a decisão do juiz Reed O’Connor. “Essa decisão é um ataque aos 133 milhões de americanos com algum problema de saúde e aos 20 milhões que dependem do Obamacare para tratamento médico”, disse o procurador da Califórnia, Xavier Becerra. Ele entrará com recurso em tribunais superiores contra a decisão.

Desde a aprovação da lei, em 2010, o Partido Republican­o tem tentado, sem sucesso, revogá-la.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil