O Estado de S. Paulo

UM PAÍS QUE NÃO APRENDE

BOATE KISS (242 MORTOS) BARRAGEM DE MARIANA (19 MORTOS) PRÉDIO NO LARGO DO PAIÇANDU (7 MORTOS) MUSEU NACIONAL BARRAGEM DE BRUMADINHO (157 MORTOS ATÉ ONTEM)

-

Um incêndio iniciado pouco depois das 5h de ontem pôs fim aos sonhos de dez garotos entre 14 e 16 anos que dormiam no CT do Flamengo, no Rio – outros três ficaram feridos. Eles queriam ser goleiros, atacantes, laterais e tinham um futuro promissor no clube de maior torcida do País. O fogo se alastrou rapidament­e, dando pouca chance de fuga. O alojamento onde os meninos estavam virou uma montanha de ferro retorcido. É a mais recente tragédia que poderia ter sido evitada no País, ao lado dos 242 mortos da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), ou dos 157 corpos resgatados até ontem da lama em Brumadinho (MG). Para sociólogos, a falta de um princípio de responsabi­lidade, somada à sensação de impunidade, prejudica questões práticas como prevenção e fiscalizaç­ão, que poderiam ter evitado mortes como as dos meninos do Flamengo.

Eram todos muito jovens e sonhavam com fama e glória no futebol, mas tiveram o futuro consumido pelo incêndio que destruiu o alojamento onde viviam. A morte de dez jogadores das categorias de base do Flamengo, ontem, no Rio, é a última de uma sequência de tragédias ocorridas no País e que poderiam ser evitadas. Em 2013, o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), deixou 242 mortos e 680 feridos – a grande maioria universitá­rios. Em 2015, o rompimento da barragem da Samarco destruiu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), matando 19 pessoas e desabrigan­do 1,2 mil. Em 2018, no centro da capital paulista, o prédio Wilton Pais de Almeida desabou e matou 7 sem-teto que moravam no local. Ainda em 2018, outro incêndio, desta vez no Museu Nacional, no Rio. Não houve mortos nem feridos, mas o desastre acabou com o mais importante acervo da ciência do País. Neste ano, há duas semanas, outra barragem se rompeu, agora da mineradora Vale, em Brumadinho. Até agora, 157 corpos foram encontrado­s e 182 continuam desapareci­dos.

No caso do incêndio no Flamengo, a área do alojamento que pegou fogo chegou a ser interditad­a pela prefeitura em 2017, por falta de alvará. Segundo a gestão municipal, o local foi lacrado após a emissão de “quase 30 multas”. Para o comandante do Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey, o alojamento era um “puxadinho”. A principal suspeita é que o fogo tenha começado após curto-circuito no ar-condiciona­do.

A sequência de tragédias desencadeo­u manifestaç­ão da procurador­a-geral da República, Raquel Dodge: “Estamos vendo uma sucessão de fatos e desastres evitáveis, prevenívei­s e precisamos estar atentos a eles para que as instituiçõ­es de controle, fiscalizaç­ão e punição realmente funcionem no Brasil”. Para Roberto Romano, professor de Ética e Filosofia da Universida­de Estadual de Campinas (Unicamp), o ponto central é que não temos uma democracia consolidad­a. “A responsabi­lidade é a base da democracia moderna. Aqui isso não existe, todo mundo acha que pode fazer o que quiser porque não vai pagar por isso, tanto a sociedade quanto as autoridade.”

 ??  ?? Arthur Vinicius Silva ZAGUEIRO, 14 ANOSFARIA 15 ANOS HOJE. DE VOLTA REDONDA(RJ), HAVIA SIDO RECÉM-PROMOVIDO ÀEQUIPE SUB-17 DO TIME. Athila Paixão ATACANTE, 14 ANOSDA CIDADE DE LAGARTO (SE), SONHAVASER UM ATACANTE TÃO BOM QUANTO OCONTERRÂN­EO DIEGO COSTA. Bernardo Pisetta GOLEIRO, 15 ANOSCHEGOU AO FLAMENGO EM JUNHO DO ANOPASSADO, DEPOIS DE PASSAR PELOATHLET­ICO PARANAENSE. Christian Esmerio GOLEIRO, 15 ANOSMONITO­RADO POR CLUBES NO EXTERIOR,TINHA PASSAGENS PELAS CATEGORIAS DEBASE DA SELEÇÃO BRASILEIRA. Gedson Santos MEIO-CAMPISTA, 14 ANOSO MENINO DE ITARARÉ, NO INTERIOR DESP, ESTAVA HAVIA APENAS DOIS DIAS NOALOJAMEN­TO DO FLAMENGO.
Arthur Vinicius Silva ZAGUEIRO, 14 ANOSFARIA 15 ANOS HOJE. DE VOLTA REDONDA(RJ), HAVIA SIDO RECÉM-PROMOVIDO ÀEQUIPE SUB-17 DO TIME. Athila Paixão ATACANTE, 14 ANOSDA CIDADE DE LAGARTO (SE), SONHAVASER UM ATACANTE TÃO BOM QUANTO OCONTERRÂN­EO DIEGO COSTA. Bernardo Pisetta GOLEIRO, 15 ANOSCHEGOU AO FLAMENGO EM JUNHO DO ANOPASSADO, DEPOIS DE PASSAR PELOATHLET­ICO PARANAENSE. Christian Esmerio GOLEIRO, 15 ANOSMONITO­RADO POR CLUBES NO EXTERIOR,TINHA PASSAGENS PELAS CATEGORIAS DEBASE DA SELEÇÃO BRASILEIRA. Gedson Santos MEIO-CAMPISTA, 14 ANOSO MENINO DE ITARARÉ, NO INTERIOR DESP, ESTAVA HAVIA APENAS DOIS DIAS NOALOJAMEN­TO DO FLAMENGO.
 ??  ?? Jorge Eduardo Pablo Henrique Samuel Thomas Rosa Vítor Isaías Rykelmo Viana VOLANTE, 16 ANOS ATACANTE, 15 ANOS LATERAL-ESQUERDO, 15 ANOS ZAGUEIRO, 14 ANOS LATERAL-DIREITO, 15 ANOSMINEIR­O DE ALÉM-PARAÍBA, SEDESTACOU NO FUTSAL E CHEGOU AO RIOGRAÇAS À INDICAÇÃO DE OLHEIROS.DE OLIVEIRA, NO INTERIOR DEMINAS, O RAPAZ ERA PRIMO DOZAGUEIRO WERLEY, DO VASCO.MORADOR DE SÃO JOÃO DE MERITI (RJ),PREFERIU FICAR COM OS AMIGOS NOCENTRO DE TREINAMENT­O.COMEÇOU A CARREIRA NO FIGUEIRENS­E EPASSOU PELO ATHLETICO PARANAENSE­ANTES DE CHEGAR AO FLAMENGO.JOGOU NA PORTUGUESA SANTISTA EESTAVA NO FLAMENGO HAVIA 3 ANOS.FARIA ANIVERSÁRI­O NO DIA 26.
Jorge Eduardo Pablo Henrique Samuel Thomas Rosa Vítor Isaías Rykelmo Viana VOLANTE, 16 ANOS ATACANTE, 15 ANOS LATERAL-ESQUERDO, 15 ANOS ZAGUEIRO, 14 ANOS LATERAL-DIREITO, 15 ANOSMINEIR­O DE ALÉM-PARAÍBA, SEDESTACOU NO FUTSAL E CHEGOU AO RIOGRAÇAS À INDICAÇÃO DE OLHEIROS.DE OLIVEIRA, NO INTERIOR DEMINAS, O RAPAZ ERA PRIMO DOZAGUEIRO WERLEY, DO VASCO.MORADOR DE SÃO JOÃO DE MERITI (RJ),PREFERIU FICAR COM OS AMIGOS NOCENTRO DE TREINAMENT­O.COMEÇOU A CARREIRA NO FIGUEIRENS­E EPASSOU PELO ATHLETICO PARANAENSE­ANTES DE CHEGAR AO FLAMENGO.JOGOU NA PORTUGUESA SANTISTA EESTAVA NO FLAMENGO HAVIA 3 ANOS.FARIA ANIVERSÁRI­O NO DIA 26.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil