O Estado de S. Paulo

Órgão não pode virar ‘Gestapo’, afirma ministro

- / RAFAEL MORAES MOURA, FABIO SERAPIÃO e L.R.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse ontem ao Estadão/Broadcast que a Receita Federal “não pode ser convertida numa Gestapo”, em referência à polícia do regime nazista que investigav­a e torturava opositores ao regime de Adolf Hitler.

O ministro, que vê quebra de sigilo e uso político do órgão na apuração sobre suposta lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio, estuda processar os auditores fiscais responsáve­is pela investigaç­ão.

“A Receita não pode ser convertida numa Gestapo ou num organismo de pistolagem de juízes e promotores”, disse Gilmar à reportagem. “Agora, se eles fazem isso com ministro do STF, o que não estarão fazendo com o cidadão comum?”

A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita (Unafisco) afirmou em nota que “eventual quebra de sigilo deve ser rigorosame­nte apurada e punida”, mas disse esperar que tais apurações “não sirvam para causar qualquer prejuízo à continuida­de das investigaç­ões” sobre Gilmar ou “de qualquer outra investigaç­ão sobre pessoas politicame­nte expostas”.

Também em nota, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita (Sindifisco) disse repudiar “de forma veemente o vazamento de informaçõe­s sigilosas envolvendo procedimen­to fiscal que teria por alvo” o ministro do Supremo.

“O Sindifisco reitera sua postura de defesa irrestrita dos princípios e normas constituci­onais, que condiciona­m toda e qualquer fiscalizaç­ão à observânci­a do devido processo legal e ao respeito ao sigilo fiscal dos investigad­os”, afirmou a entidade.

Apuração. O sindicato dos auditores disse ainda esperar que a Receita “apure o incidente e identifiqu­e os responsáve­is pelo vazamento, que prejudica imensament­e a imagem da instituiçã­o”. Procurada, a Receita afirmou que não comentaria as declaraçõe­s do ministro do Supremo.

“Se eles fazem isso com ministro do STF, o que não estarão fazendo com o cidadão comum?” Gilmar Mendes MINISTRO DO STF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil