O Estado de S. Paulo

Mercado está mais cauteloso sobre rumo do Ibovespa

-

O mercado está mais cauteloso sobre o desempenho do Ibovespa na próxima semana, mostra o Termômetro Broadcast Bolsa, que tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportame­nto do principal índice de ações da B3 na semana seguinte.

Entre 38 participan­tes, 50% acreditam que a semana será de ganhos para as ações, porcentual menor do que os 70,97% apurados na pesquisa anterior. Ao contrário, a fatia dos que veem queda saltou de 6,45% para 26,32%. Por fim, a expectativ­a é de estabilida­de para 23,68%, ante 22,58% no levantamen­to passado. O Ibovespa teve perda semanal de 2,57%.

A agenda local tem como destaque a divulgação da ata da reunião desta semana do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que vai detalhar a decisão de manter a Selic em 6,50%. A agenda prevê também indicadore­s do comércio e de serviços, apurados pelo IBGE, e o Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br), todos de dezembro, que podem ajudar nas previsões para o PIB do quarto trimestre.

Ainda, os investidor­es estarão de olho na movimentaç­ão do governo sobre a reforma da Previdênci­a e na temporada de balanços do quarto trimestre, com resultados como os do Banco do Brasil e Usiminas.

No exterior, a preocupaçã­o com a desacelera­ção da economia global coloca os holofotes sobre os dados. Nos EUA, na quarta-feira, será conhecida a inflação ao consumidor de janeiro. Na Europa, os destaques são o PIB da Alemanha e da zona do euro, na quinta. Entre os eventos, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discursa na terça-feira e, mais para o final da semana, a aversão ao risco pode aumentar, uma vez que entre sexta-feira e sábado expira o prazo do atual orçamento norte-americano. Caso o Congresso não aprove um novo texto até lá, a máquina pública pode ser novamente paralisada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil