O Estado de S. Paulo

O CHIMARRÃO CHEGA AO SMARTPHONE

Argentinos comemoram emoji oficial da bebida

- Giovanna Wolf

Na última terça-feira, o Unicode Consortium revelou a lista dos 230 novos emojis – símbolos gráficos usados nos smartphone­s – que chegarão aos teclados em 2019. Enquanto a internet fazia piadas sobre o novo ícone de uma mão indicando que alguma coisa é pequena, a jornalista argentina Florencia Coelho teve de se segurar para não gritar, no meio de uma aula na Universida­de Stanford, nos Estados Unidos.

Ela queria muito comemorar uma conquista pela qual trabalhou desde julho de 2018: o emoji do mate (ou chimarrão, aqui no Brasil) foi um dos escolhidos para compor as figurinhas dos teclados dos celulares.

A jornalista decidiu encarar o processo para emplacar um emoji porque não se conformava com falta da figura do mate entre as opções. Afinal, a bebida é tradiciona­l não só na Argentina, mas também no Uruguai, Paraguai, Chile e na região Sul do Brasil. Para Florencia, porém, é mais que isso: ele faz parte do dia a dia, une as pessoas ao seu redor e simboliza encontros.

Para concretiza­r seu sonho, ela buscou ajuda de outros jornalista­s e programado­res argentinos para tocar o projeto formal de levar o chimarrão aos celulares das pessoas. Nos últimos sete meses, a equipe fez reuniões, duas viagens de pesquisa e elaborou um documento de 40 páginas para enviar ao Unicode Consortium – a entidade responsáve­l pela padronizaç­ão dos emojis e que exige uma série de etapas burocrátic­as para aceitar um novo símbolo.

Os argentinos não estavam preparados para receber a notícia – o Unicode Consortium tinha dito que revelaria a lista somente no dia 5 de março. “Tivemos que comemorar por WhatsApp, porque a equipe está toda espalhada pelo mundo”, disse Florencia ao Estado.

Olhando para trás, a jornalista não se arrepende de ter dedicado tempo a esta causa. “Aprendi muito, descobri, por exemplo, que os países tomam diferentes tipos de mate e também que a Síria é o primeiro importador de mate da Argentina”, disse. Mas o trabalho foi exaustivo. “Agora, pensamos em tentar fazer o emoji do alfajor, mas não seguimos. É muito cansativo.”

Ainda não há uma data exata para os novos emojis chegarem aos celulares – a previsão do Unicode Consortium é de que as figuras sejam lançadas no 2.º semestre de 2019. “Já sabemos que o mate vai estar nos teclados, então vamos ter de conter a ansiedade”, diz Florencia, dosando a excitação com goles da bebida. “Quando usarmos nos teclados, vai ser outro dia de euforia” – e quem sabe, a oportunida­de para celebrar em mais uma roda de chimarrão.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil