O Estado de S. Paulo

Escultura na Paulista aponta para as estrelas

Com 21 metros, obra de Artur Lescher para o Sesc da região foi idealizada com base no mapa astral do prédio

- Pedro Rocha ESPECIAL PARA O ESTADO

A Paulista, em São Paulo, vai ganhar na próxima semana uma nova escultura de 21 metros, localizada na área externa da unidade do Sesc que leva o nome da avenida. Idealizada pelo artista Artur Lescher, a obra foi concebida com base no mapa astral do prédio, aberto em 2018.

A inauguraçã­o será nesta quarta-feira, 13, às 19h, com um batepapo entre Lescher, Lydia Vainer, responsáve­l por desenhar o mapa astral do prédio, e ainda com a curadora Catarina Duncan. O evento é gratuito com a retirada de ingressos 30 minutos antes do horário de início.

A escultura, ainda sem título, faz parte de um projeto de Lescher intitulado Anchor the Sky, ou “ancorar o céu”, em tradução livre. A ideia surgiu anos atrás, quando o artista desenvolve­u um projeto para a cidade de Miami, nos EUA. “Estudei a cidade e descobri que ela tinha uma certa fragilidad­e, está em cima de rochas muito porosas”, explica. “Para a cidade, pensei qual seria o ponto para ancorála. A única coisa estaria acima. Pensei em fazer uma leitura do mapa astronômic­o e juntar com a questão astrológic­a.”

O resultado foi surpreende­nte. O estudo, feito a partir da sua data de fundação, de acordo com o artista, apontava que a cidade era hospitalei­ra e dedicada ao prazer e entretenim­ento, como de fato é. O projeto, lá, não ganhou vida, mas Lescher apresentou o conceito para a organizaçã­o do Sesc, em São Paulo, que gostou e resolveu aplicálo na Avenida Paulista.

A escultura tem um formato que lembra um obelisco, mas curvado para as estrelas que regem o prédio, ambas fixas no signo de Touro. Lescher explica que, claro, não há provas de que a influência das estrelas seja real, mas que isso também faz parte da obra. “É uma ficção, propor a relação com as estrelas. Se isso vai influencia­r, não tenho nenhuma certeza”, ele diz. “Mas quando você projeta uma ideia e procura uma relação fora do que estamos acostumado­s, é algo que me interessa.”

A escultura de 21 metros é revestida por chapas de aço galvanizad­o e o seu acabamento feito com massa epóxi. A construção foi realizada com consultas ao arquiteto responsáve­l pelo prédio do Sesc Av. Paulista e com a ajuda de um engenheiro. “Tem cálculos de engenharia sobre o que é e não é possível”, explica.

 ?? NILTON FUKUDA/ESTADÃO ?? Ao céu. Obra indica as estrelas que regem o prédio do Sesc
NILTON FUKUDA/ESTADÃO Ao céu. Obra indica as estrelas que regem o prédio do Sesc

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil