O Estado de S. Paulo

Mourão é aconselhad­o a demonstrar fidelidade

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Ovice-presidente Hamilton Mourão procurou aconselham­ento sobre como se proteger do grupo liderado pelo núcleo familiar do governo e turbinado pelos diplomatas ideológico­s, todos descontent­es com seu protagonis­mo neste início de mandato. O general sabe da influência dos enciumados sobre Jair Bolsonaro e busca evitar uma trombada com o Planalto. A recomendaç­ão dos assessores foi para Mourão dar sequência a posicionam­entos sutis que denotem fidelidade. Nas redes sociais, o vice tem compartilh­ado publicaçõe­s de Bolsonaro.

» Melhor não. O general Mourão cogitou falar sobre o assunto publicamen­te. Mas, ao menos por enquanto, foi demovido da ideia. O tiro pode sair pela culatra, na linguagem do quartel.

» A nossa… O governador Wellington Dias, com sua capacidade de investimen­to comprometi­da pelo peso da Previdênci­a no Piauí, defende no PT avançar um pouco mais no que tem sido debatido sobre a reforma.

» ...reforma. Ele concorda com o modelo de cálculo que leve em consideraç­ão tempo de contribuiç­ão e idade, mas acredita que a conta de 95/100 ainda é pouco para alcançar o equilíbrio atuarial ideal.

» Unidos... O empenho do governador João Doria, que ontem esteve com Jair Bolsonaro, em ajudar o Planalto na reforma da Previdênci­a é 100% compartilh­ado pelos secretário­s Henrique Meirelles (Fazenda) e Rodrigo Garcia (Governo).

» ...venceremos. Uma mudança pra valer nas regras da Previdênci­a é capaz de criar um ambiente de negócios muito favorável para SP, avalia o governo. O valor da Sabesp (na lista para ser privatizad­a) poderia dobrar, por exemplo.

» Esquece. O Bandeirant­es cogita votar ainda nesta legislatur­a o PL da Desestatiz­ação, vital para o Estado. Mas deve desistir diante do total desinteres­se dos deputados estaduais até agora.

» Tô nem aí. Apenas 5 deputados estiveram em plenário ontem na Assembleia de SP, apesar de dezenas terem anotado presença. Telhada (PP), de novo, presidiu a sessão no lugar de Cauê Macris (PSDB). Dia 15 de março, os eleitos tomam posse.

» Vem mais. A bancada ruralista teme que o corte da taxa antidumpin­g do leite em pó tenha sido motivado pela tentativa de viabilizar o acordo econômico entre o Mercosul e a União Europeia. Se for esse o caso, receiam que outras medidas parecidas sejam adotadas.

» Não é comigo. Em almoço da bancada ruralista, deputados reclamaram para a ministra Tereza Cristina do secretário especial de assuntos fundiários, Nabhan Garcia. Ouviram que ele não foi indicação dela. Procurado pela Coluna, Nabhan não se manifestou. » Forró... O deputado Fernando Rodolfo (PHS) deu três festas para comemorar sua posse. Em Caetés, Caruaru e Garanhuns (PE), elas reuniram, juntas, cerca de 50 mil pessoas.

» ...bodó. Bandas locais de forró (o cachê de uma delas está em torno de R$ 60 mil) animaram as festas. A assessoria diz que tudo foi pago por Rodolfo.

COM JULIANA BRAGA E MARIANNA HOLANDA

 ?? REPRODUÇÃO INSTAGRAM ALINE SLEUTJES ?? » CLICK. Alvo de críticas, Major Vitor Hugo recebeu o apoio de deputados do PSL nas redes sociais. A publicação é do Instagram da deputada Aline Sleutjes (PR).
REPRODUÇÃO INSTAGRAM ALINE SLEUTJES » CLICK. Alvo de críticas, Major Vitor Hugo recebeu o apoio de deputados do PSL nas redes sociais. A publicação é do Instagram da deputada Aline Sleutjes (PR).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil