O Estado de S. Paulo

Pré-carnaval irregular na Vila tem confusão e pedido de cercamento

- Júlia Marques

Moradores da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, já se mobilizam contra eventos de carnaval não autorizado. No sábado, o bairro foi palco de uma festa de pré-carnaval que terminou em tumulto e depredação.

Vídeos nas redes sociais mostram correria após o lançamento de uma bomba de gás lacrimogên­eo e o acúmulo de lixo na rua. Ontem, a Sociedade Amigos de Vila Madalena (Savima) encaminhou um ofício ao Ministério Público Estadual (MPE), pedindo providênci­as. A associação quer o cercamento do bairro, nos moldes de 2018.

O bloco de pré-carnaval foi organizado nas redes sociais e reuniu centenas de pessoas na Rua Aspicuelta. Segundo a Subprefeit­ura de Pinheiros, o evento não tinha autorizaçã­o. “Ao tomar ciência da organizaçã­o do encontro pelas redes sociais, a subprefeit­ura acionou equipes de fiscalizaç­ão contra o comércio ambulante irregular e solicitou apoio da Guarda Civil Metropolit­ana”, informou.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, houve tumulto, provocado pelos participan­tes do pré-carnaval. “Um homem atirou uma pedra na viatura da GCM, quebrando o vidro traseiro. O acusado foi levado ao 14.º DP (Pinheiros).”

Outro evento está marcado para o próximo sábado no Largo da Batata, na zona oeste da capital paulista. Segundo a Prefeitura, “o Município está ciente das movimentaç­ões nas redes sociais e, caso seja necessário, essa força-tarefa será repetida no próximo sábado”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil