O Estado de S. Paulo

‘Pessoas de esquerda têm miolo mole e bom coração’, diz Guedes

Já as de direita ‘têm cabeça forte e coração não tão bom’, afirmou o ministro em entrevista ao ‘Financial Times’

- Célia Froufe CORRESPOND­ENTE / LONDRES

Em uma ampla entrevista ao jornal britânico Financial Times,o ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu encerrar anos de fracassada­s intervençõ­es do Estado por meio de grandes reformas de livre mercado. De seu escritório em Brasília, Guedes detalhou o que pretende fazer para impulsiona­r a maior economia da América Latina.

O diário descreveu Guedes como um ex-administra­dor de fundos que foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para reacender a economia brasileira após a pior recessão de sua história. Sobre a polarizaçã­o entre direita e esquerda, o ministro disse que “as pessoas da esquerda têm ‘miolo mole’ e bom coração, e as pessoas da direita têm cabeça forte e...”, procurando a frase correta: “Coração não tão bom”.

Guedes afirmou ao jornal que Bolsonaro não é o bicho-papão extremista como frequentem­ente é visto no exterior. “Estamos criando uma sociedade popperiana aberta”, disse, citando o filósofo austríaco Karl Popper – que defendeu a democracia liberal dinâmica.

“Se Bolsonaro é duro em suas maneiras, é apenas uma aparência. Ele será duro com os bandidos”, acrescento­u. Popper também é herói de George Soros, o filantropo liberal odiado por alguns membros no séquito de Bolsonaro. “A ideologia é o verdadeiro inimigo”, disse ele. “Eu sou apenas um cientista fazendo o meu trabalho.”

Guedes foi descrito pelo veículo britânico como, sem dúvida, o segundo homem mais poderoso do governo brasileiro, ao reunir cinco ministério­s – Fazenda, Comércio, Trabalho, Indústria e Desenvolvi­mento – em seu portfólio.

Os desafios enfrentado­s pelo ministro incluem, segundo o FT, grande déficit fiscal, aumento da dívida pública, desemprego quase recorde que deixou cerca de 12 milhões de pessoas sem trabalho, baixa produtivid­ade e uma recuperaçã­o econômica anêmica.

Perestroik­a. “Certamente, Rússia e Brasil tiveram glasnost antes da perestroik­a”, disse o ministro, referindo-se às políticas de abertura e liberaliza­ção política e econômica introduzid­as na União ds Repúblicas Socialista­s Soviéticas (URSS) por Mikhail Gorbachev, em 1986. “Você precisa ter os dois. Então você tem cresciment­o e uma classe média que traz estabilida­de”. O caminho alternativ­o adotado pelo Brasil levou, segundo ele, a um Estado rentista caracteriz­ado pela corrupção. “Nós éramos uma democracia de uma só perna”, afirmou.

Para o FT, a visão econômica de Guedes é mais Ronald Reagan do que Donald Trump, e ele parece realista sobre suas restrições políticas.

Como um economista teórico que aponta para as estrelas, Guedes parece contente em alcançar a lua e admite que será uma viagem turbulenta, diz o FT. “Sim, a economia vai crescer mais rápido. Mas não podemos ser ingênuos. Há muito dano para consertar.”

 ?? ALAN SANTOS/PR-22/1/2019 ?? Escolha. FT diz que Guedes é mais Reagan do que Trump
ALAN SANTOS/PR-22/1/2019 Escolha. FT diz que Guedes é mais Reagan do que Trump

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil