O Estado de S. Paulo

Spock volta depois de 27 anos, com Ethan Peck

Neto de Gregory Peck revive mítico papel em ‘Star Trek – Discovery’

- Mariane Morisawa ESPECIAL PARA O ESTADO LOS ANGELES

Depois de 27 anos, Spock, personagem imortaliza­do por Leonard Nimoy, está de volta à televisão na segunda temporada de Star Trek: Discovery, que tem episódios novos todas as sextas na Netflix. “É assustador”, disse o ator Ethan Peck, que é neto de Gregory Peck (O Sol É Para Todos, A Princesa e o Plebeu), em entrevista ao Estado, em Los Angeles. “Claro que quero que gostem, mas sei que não é realista achar que todos vão gostar.”

O showrunner Alex Kurtzman afirmou que Peck, escolhido entre 400 candidatos, ficou petrificad­o quando soube que ia fazer o icônico personagem, mas que isso foi bom. “Se ele tivesse me dito que ia achar fácil, eu provavelme­nte teria de ter uma conversa com ele. Mas ele sabia exatamente no que estava se metendo. Acho que ter crescido com um avô conhecido no mundo todo o ajudou a ter a dimensão do que é viver sob a sombra de algo grandioso.” Spock, claro, já tinha ganhado uma nova versão no cinema, vivida por Zachary Quinto

Peck acredita que a voz, que herdou do avô, e um pouco da aparência o ajudaram a ser escalado para o papel, um Spock mais jovem, barbudo e, claro, rodeado de segredos dos anos que passou longe das telas – o personagem apareceu originalme­nte no piloto da série original de Star Trek e depois a história foi retomada 13 anos mais tarde. Discovery cobre parte desse período.

“Quando conhecemos o Spock de Nimoy, ele é um oficial estabeleci­do. Aqui, ele é um personagem numa encruzilha­da, cheio de raiva, que não entende o que está se passando. Tudo o que lhe ensinaram virou pó, e ele não sabe o que fazer”, disse Kurtzman. Por causa disso, ele alterna mais entre o lado humano e o lado Vulcano. “Há uma oscilação maior entre a emoção e a lógica, uma amplitude maior de emoção”, contou Peck. Kurtzman disse: “Os separatist­as Vulcanos têm pouca tolerância para relacionam­entos inter-raciais como o que gerou Spock. Então ele sofreu muito racismo. Vamos testemunha­r como ele se perdeu e como se achou.”

A nova temporada também deve esclarecer melhor como Spock nunca mencionou sua irmã adotiva, Michael Burnham (Sonequa Martin-Green), a personagem principal da série. “Spock é um pilar na vida de Michael”, disse a atriz. “Eles despertam de tudo um no outro. Nada será o mesmo com a aparição de Spock.” Mas ela nega veementeme­nte os rumores de uma relação incestuosa entre os dois. “Amo ‘Game of Thrones’, mas não somos ‘Game of Thrones’”, afirmou, rindo. Agora que o universo não está mais em guerra, disse Martin-Green, dá para abordar outras coisas na série. “Podemos explorar nós mesmos e também a linha divisória entre fé e ciência.”

Spock não é o único personagem das antigas a dar as caras em “Discovery” nesta segunda temporada. O Capitão Pike, comandante da Enterprise no piloto rejeitado da série original, apareceu logo no primeiro episódio, interpreta­do por Anton Mount, como novo comandante da Discovery depois do desastre que foi Gabriel Lorca (Jason Isaacs) na primeira temporada. “Fiz muita pesquisa”, disse o ator. “Mas o empolgante de interpretá-lo é que não existe muita informação sobre ele, apesar de ser um personagem reverencia­do no cânone de “Star Trek”. Foi um pouco estranho, no entanto, fazer alguém que sabemos como termina.” Junto com ele vem a Número Um (Rebecca Romijn), Primeiro Oficial. “Como no caso de Pike, não sabemos quase nada sobre ela”, disse Kurtzman. “Só que ela é muito competente e pode ter sentimento­s por Pike. Podemos explorar quem é essa mulher de verdade. Rebecca é fantástica porque ela projeta força.” Se os apaixonado­s fãs de “Star Trek” vão aprovar as novas versões dos personagen­s é algo que todos estão curiosos para saber – por mais que digam ter consciênci­a de não poderem agradar a todos.

 ?? FOTOS NETFLIX ?? Star Trek. Ethan Peck diz que a voz que herdou do avô e um pouco da aparência o ajudaram a ser escalado para o papel.
FOTOS NETFLIX Star Trek. Ethan Peck diz que a voz que herdou do avô e um pouco da aparência o ajudaram a ser escalado para o papel.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil