O Estado de S. Paulo

ÍNTEGRA DA MENSAGEM DE PELÉ

-

“Para muitas pessoas, a memória de Gordon Banks é definida pela defesa que ele fez contra mim em 1970. Entendo o porquê... ... A defesa foi uma das melhores que já vi – na vida real e em todos os milhares de jogos a que assisti.

Quando você é um jogador de futebol, sabe imediatame­nte como acertou na bola. Acertei a cabeçada exatamente como eu esperava. Exatamente onde eu queria que fosse. E eu estava pronto para comemorar.

Mas então esse homem, Banks, apareceu à minha vista, como uma espécie de fantasma azul. Ele veio do nada e fez algo que eu achava que não era possível. Ele defendeu minha cabeçada, de alguma forma, para cima. E eu não pude acreditar no que vi. Mesmo agora, quando assisto ao jogo, não consigo acreditar. Eu não posso acreditar como ele se moveu tão de longe, tão rápido.

Eu marquei tantos gols na minha vida, mas muitas pessoas, quando me conhecem, sempre me perguntam sobre esse lance. Embora fosse realmente fenomenal, minha memória de Gordon não é definida por isso – é definida por sua amizade. Ele era um homem gentil e caloroso.

Eu estou feliz que ele tenha salvo minha cabeçada – porque esse ato foi o começo de uma amizade entre nós que eu sempre apreciarei. Sempre que nos encontramo­s, era como se nunca tivéssemos nos separado.

Eu tenho uma grande tristeza em meu coração hoje e envio condolênci­as à família de que ele tanto se orgulhava.

Descanse em paz, meu amigo. Sim, você era um goleiro com magia. Mas você também foi muito mais. Você era um ótimo ser humano.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil