O Estado de S. Paulo

‘Estado’ ganha prêmio internacio­nal de design

Premiação da Society For News Design é considerad­a o “Oscar do design”. Outros três veículos brasileiro­s foram premiados

-

O Estado foi premiado com cinco medalhas de bronze pela SND (Society For News Design). Trata-se do principal prêmio de design editorial do mundo – já em sua 40.ª edição. Os trabalhos estão relacionad­os à Copa do Mundo 2018 e às últimas eleições presidenci­ais. Foram 1.300 inscrições de jornais do mundo inteiro. A premiação distribuiu 408 medalhas de bronze, 36 de prata e 5 de ouro. Publicaçõe­s como o The New York Times e o inglês The Guardian também foram premiadas.

“Os especiais desenvolvi­dos pela equipe de Arte do Estado buscaram apresentar a melhor experiênci­a de consumo de conteúdo digital, como o quiz com perguntas sobre estatístic­as dos jogadores da Copa 2018, ou o mapa com geolocaliz­ação em que o leitor analisa como votou sua vizinhança, um formato de visualizaç­ão do resultado de eleições presidenci­ais inédito no Brasil. Acho que experiment­ações inovadoras como estas foram o que chamaram a atenção do júri do concurso”, diz Fabio Sales, editor executivo de Arte do jornal.

Outras publicaçõe­s brasileira­s também foram premiadas. O globoespor­te.com teve 8 medalhas de bronze; o diário Metrópoles, de Brasília, dois bronzes e a Folha de S. Paulo, um.

Com a última Copa do Mundo como tema, a premiação veio com o quiz Adivinhe o craque olhando só para suas estatístic­as. Com ele, o internauta testa seus conhecimen­tos sobre os maiores jogadores do planeta. Outro premiado foi o infográfic­o/quiz Que Jogo foi Esse?, em que o internauta encontra uma linha do tempo com os principais acontecime­ntos de uma partida de Copa do Mundo. A ideia é que o leitor consiga descobrir de qual jogo se trata apenas pelo período em que saíram os gols ou foram aplicados cartões amarelos ou vermelhos.

Eleições. O Estado também foi premiado com o detalhado trabalho sobre Como votou sua vizinhança? Cruzando o resultado das eleições presidenci­ais, informaçõe­s geográfica­s do Google Maps e os setores censitário­s do IBGE, foram elaborados mapas eleitorais que detalham como foi o voto em cada sessão do país – um nível de detalhamen­to até então inédito.

Com ele, é possível descobrir como o entorno de cada colégio eleitoral se comportou no pleito. Além disso, o material também revelou quais são as caracterís­ticas demográfic­as dessas vizinhança­s e como elas se relacionam com a preferênci­a por determinad­o candidato.

Outro premiado foi um infográfic­o que propunha ao usuário o desafio de identifica­r o seu candidato apenas por aquilo que ele fala no Twitter. Para construir esse trabalho, o Estado analisou 15.654 posts de précandida­tos à Presidênci­a na rede social. Por fim, uma análise das emoções dos candidatos durante o debate Estadão/TV Gazeta também levou o prêmio.

Uma inteligênc­ia artificial desenvolvi­da pela Microsoft detectava que sentimento cada um deles demonstrav­a segundo a segundo. O levantamen­to foi respaldado por pesquisas em Psicologia e Ciência da Computação.

Outro. O Estado também foi finalista no City VIS 2018 Journalism­us com o material sobre roubo de celulares em São Paulo. O levantamen­to mostrou que metade das ruas da cidade teve ao menos um roubo de celular registrado do início de 2016 até agosto do ano passado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil