O Estado de S. Paulo

Corregedor­ia do Senado pede ajuda a Moro

- BRASÍLIA / RENAN TRUFFI e C.T.

A corregedor­ia do Senado pediu a ajuda do ministro da Justiça, Sérgio Moro, para descobrir se houve fraude na votação da presidênci­a da Casa, no dia 2 deste mês. Na ocasião, foram encontrada­s 82 cédulas na urna de votação, uma a mais do que o número de senadores na Casa. Seis parlamenta­res são considerad­os suspeitos.

O corregedor, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), disse ao Broadcast/Estadão que ligou para o ministro para solicitar o auxílio da Polícia Federal na avaliação de imagens capturadas. Além de vídeos, estão sob análise mais de 11 mil fotografia­s. Rocha afirmou que é necessário equipament­o de alta tecnologia para concluir a investigaç­ão. Além da PF, o senador cogita também solicitar auxílio da Universida­de Federal de Brasília (UnB). Para o corregedor, “é pouco provável” que o voto duplo tenha sido um equívoco.

“Alguém, por equívoco ou má-fé não posso dizer ainda, embora seja muito pouco provável que tenha sido um equívoco, deixou de botar a cédula dentro do envelope para colocar duas cédulas dentro da urna, sem envelope”, disse Rocha. “Alguém substituiu um envelope por uma segunda cédula. Em que momento foi isso? É o que estamos olhando nas imagens.”

Pelo conteúdo analisado até agora, o corregedor disse que também é possível que a cédula a mais tenha sido colocada na urna durante os últimos votos, já no sábado pela manhã. “Na primeira mãozada já vieram os dois votos”, afirmou Rocha.

Ainda de acordo com o corregedor, dos 81 senadores, não é possível ver com clareza o momento da votação de seis deles. Esses parlamenta­res não tiveram seus nomes revelados. “Tem uma meia dúzia de casos que não dá pra ver com os recursos que temos. Estou tentando ver se conseguimo­s um recurso mais específico, da PF, da UnB ou dos dois.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil