O Estado de S. Paulo

Oposição indica nova cúpula de PDVSA e Citgo

- CARACAS

O líder opositor venezuelan­o, Juan Guaidó, nomeou ontem novos diretores para a PDVSA e sua subsidiári­a nos EUA, a Citgo. Todos os nomes estão ligados à oposição venezuelan­a. O mais conhecido deles é o ex-prefeito de El Hatillo David Smolansky.

A medida já tinha sido cogitada alguns dias atrás, como meio de a oposição controlar fundos da estatal do petróleo controlado­s pelo chavismo. Não está claro, no entanto, como a nova diretoria conseguirá acesso às empresas, ainda controlada­s pelo presidente Nicolás Maduro

A escolha foi referendad­a em uma votação da Assembleia Nacional, controlada pela oposição, mas que teve os poderes cassados pelo chavismo em 2016.

Além de Smolansky, farão parte da nova diretoria da PDVSA Simón Antúnez, Gustavo Velásquez, Carlos José Balza e Ricardo Alfredo Prada. A chefia da Citgo será composta por Édgar Rincón, Oswaldo Núñez, Fernando Vera, Elio Tortolera e Andrés Padilla.

O processo de seleção dos dirigentes não foi divulgado. Segundo a oposição, o objetivo da medida é “proteger os ativos da Citgo” diante de processos na Justiça por dívidas contraídas por Maduro.

As importaçõe­s americanas de petróleo caíram na semana passada em razão da abrupta redução dos envios da Venezuela, após as sanções de Washington contra Caracas, segundo a agência americana de energia. O volume de compras caiu cinco vezes, de 587 mil, no começo do ano, para apenas 117 mil barris por dia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil