O Estado de S. Paulo

Alojamento da base do Botafogo é interditad­o

- Marcio Dolzan / RIO

A Polícia Civil interditou para perícia o alojamento do estádio Caio Martins, em Niterói, utilizado pelas categorias de base do Botafogo. A interdição aconteceu após denúncias de que o local tinha problemas de estrutura e na fiação elétrica.

Segundo a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescent­e (DPCA) de Niterói, foi aberta investigaç­ão para apurar as denúncias. Equipes da delegacia foram ao Caio Martins e constatara­m rachaduras na parede e fiação elétrica inadequada. Os agentes interditar­am o alojamento para realização de perícia de engenharia. Os responsáve­is pelo clube serão ouvidos.

O Botafogo afirmou que o alojamento é utilizado apenas eventualme­nte – em geral, os jogadores das categorias de base são encaminhad­os à sede de General Severiano, zona sul do Rio.

“As acomodaçõe­s de alojamento somente são utilizadas em casos especiais de atletas de fora do Estado ou em vulnerabil­idade social. Para atender essas eventualid­ades, hoje o clube possui um alojamento de pequeno porte com capacidade para até 16 atletas em General Severiano, além de instalaçõe­s em Caio Martins utilizadas pontualmen­te pelas categorias menores, nos quais os jovens permanecem sob a supervisão de inspetores e são acompanhad­os de perto por uma assistente social”, informou o clube.

Decisão judicial. A Justiça do Rio proibiu a entrada, permanênci­a e participaç­ão de crianças e adolescent­es em atividades no Ninho do Urubu, o Centro de Treinament­o do Flamengo. A decisão tem caráter liminar e atendeu ação civil pública ajuizada pelo MP do Rio.

A determinaç­ão é do juiz Pedro Henrique Alves, da 1.ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso. Ele estipulou multa de R$ 10 milhões ao Flamengo e de R$ 1 milhão ao presidente do clube, Rodolfo Landim, caso a decisão seja descumprid­a.

Na terça-feira, peritos de diversos órgãos do Estado e da prefeitura do Rio realizaram vistoria no CT. O resultado da perícia também foi considerad­o para a liminar. Os laudos serão apresentad­os amanhã. Um pedido de interdição parcial ou total do Ninho não está descartado.

Feridos. Os dois garotos feridos no incêndio no Ninho que ainda estão internados apresentar­am nova evolução. Jhonata Ventura, que teve 35% do corpo queimado e cujo estado é o mais grave, continua na UTI do Centro de Tratamento de Queimados do hospital Pedro II, mas “mostrou ontem melhora importante das lesões em vias áreas”, segundo boletim médico. Francisco Dyogo recebeu alta da UTI de um hospital privado e foi para o quarto. Ele já não precisa mais de ventilação mecânica.

 ?? FABIO MOTTA/ESTADÃO-8/2/2019 ?? Veto. Juiz proíbe crianças e adolescent­es no Ninho
FABIO MOTTA/ESTADÃO-8/2/2019 Veto. Juiz proíbe crianças e adolescent­es no Ninho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil