O Estado de S. Paulo

No Maracanã, Fla-Flu terá muitas homenagens

Semifinal da Taça Guanabara vai lembrar dos dez mortos no Ninho. Torcida prepara balões e bandeiras para os garotos

- RIO

Seis dias depois de um incêndio ter matado dez garotos das categorias de base do Flamengo, no Ninho do Urubu, o time profission­al do rubro-negro entra em campo hoje, às 20h30 no Maracanã, e disputa o clássico com o Fluminense, pela fase semifinal da Taça Guanabara.

O confronto, inicialmen­te, estava previsto para sábado. Mas a tragédia no CT do Flamengo fez com que a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FFerj) cancelasse todos os jogos no Estado no último final de semana.

Uma série de homenagens foi preparada para a partida. O Flamengo jogará com calções pretos, representa­ndo o luto, e as camisas terão os nomes dos garotos da base nas costas. Na torcida, faixas, balões e bandeiras vão lembrar os jovens que perderam a vida enquanto dormiam no alojamento do clube.

“Não temos uma fórmula mágica, algo que se possa fazer para esquecer em um estalar de dedos. Vamos superar a cada dia, honrando esses meninos, nosso trabalho e os sonhos. Não acredito que a dor vá sumir. Vamos tentar encontrar forças para seguir em frente. O Abel deu uma palavra para a gente e foi muito importante. É um se escorar no outro para que possamos nos ajudar”, disse o volante Willian Arão ontem.

Mesmo do lado do Fluminense a comoção ainda é grande e o próprio técnico Fernando Diniz já admitiu que, neste cenário, “o jogo não é a coisa mais importante”. “Em um jogo, o lado psicológic­o tem fator decisivo. Isso que aconteceu transcende o futebol, uma tragédia como essa vai além do que se pode determinar no resultado. Ficamos muito entristeci­dos, mexe muito com a gente e o jogo não é a coisa mais relevante. Quem conseguir jogar melhor vai vencer. O que aconteceu tem de ser usado em toda a comunidade do futebol para evitar que ocorra novamente.”

Em campo, estarão duas das principais equipes deste primeiro turno do Carioca, mas que vivem cenários bem diferentes. O milionário Flamengo, que já contava com estrelas como Diego e Everton Ribeiro, se reforçou com nomes como Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta. O uruguaio, porém, deve começar no banco nesta quinta.

Por outro lado, o Fluminense tenta contornar as dificuldad­es financeira­s para construir uma equipe competitiv­a. O time tem surpreendi­do ao mostrar um futebol ofensivo, apoiado no trio formado por Everaldo, Luciano e Yony González.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil